Já estão disponíveis as referências bibliográficas para o Exame Nacional de Acesso 2026 do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), dos Institutos Federais, Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e do Colégio Pedro II. A aplicação do exame está prevista para o mês de fevereiro, e o edital de seleção, com todos os detalhes do processo, será divulgado nas próximas semanas.
As provas abordarão temas relacionados à base conceitual e histórica da Educação Profissional e Tecnológica, além de teorias e práticas de ensino e aprendizagem. Metade das vagas será destinada a servidores das instituições ofertantes, e os outros 50% à ampla concorrência.
Criado em 2016 pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), o ProfEPT é um dos maiores mestrados profissionais do país em número de polos e de vagas de pós-graduação stricto sensu. São 40 instituições associadas, com mais de 500 docentes credenciados.
O programa, que atualmente conta com mais de 2,5 mil estudantes, é voltado a pessoas com diploma de curso superior (licenciatura, bacharelado ou tecnólogo) reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) atua como instituição-sede e é responsável pela coordenação acadêmica e administrativa do programa.
O objetivo do ProfEPT é formar mestres capazes de alinhar a prática pedagógica à pesquisa aplicada, contribuindo para o desenvolvimento do país e para o fortalecimento da educação profissional pública, gratuita e de qualidade.
Veja, a seguir, as referências bibliográficas que serão cobradas no Exame Nacional de Acesso ao ProfEPT:
1.CIAVATTA, M. A historicidade das reformas da educação profissional. Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, ano 11, v. 19, n. 39, p. 50-64, jan./jun. 2014. Disponível em: (https://periodicos.ufes.br/educacao/article/view/10246/7032 )
2. CICHACZEWSKi, J. C.; CASTRO, C. A. de. IF’s: uma expressão particular das experiências políticas da classe trabalhadora brasileira no século XX. Germinal: Marxismo e Educação Em Debate, 15(3), p. 448–467, 2023. Disponível em: (https://doi.org/10.9771/gmed.v15i3.54513 )
3. DUARTE, Newton. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, Newton (orgs.) Formação de professores e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. Disponível em: (https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/f361d9cc-0502-41df-8be1-58ffc56b22e5/content )
4. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere [livro eletrônico]: caderno 12 (XXIX): 1932: apontamentos e notas esparsas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais; tradução Maria Margarida Machado. Rio de Janeiro: IGS-Brasil, 2024. Disponível em: (https://storage.googleapis.com/production-hostgator-brasil-v1-0-9/739/971739/23GwhSwA/4ec65ca869ce49cb95a3401891ebc59e?fileName=Caderno%2012.pdf )
5. LIMA FILHO, D. L. A inter-relação trabalho, tecnologia, ciência e cultura como base para a formação integral na educação profissional e tecnológica. In: LIMA FILHO, D. L.; SANTOS, J. D. G.; NOVAES, H. T. (org.). Educação profissional no Brasil do século XXI: políticas, críticas e perspectivas: vol. 2. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2023. p. 25-47. Disponível em: (https://ebooks.marilia.unesp.br/index.php/lab_editorial/catalog/view/397/3921/7057 )
6. MACHADO, L. R. de S. Saberes tecnológicos, teoria da atividade e processos pedagógicos. Trabalho & Educação, v. 22, n. 1, 2013. Disponível em: (https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8933/6423 )
7. OLIVEIRA, T. F. de. O materialismo histórico e dialético e pesquisa em educação: considerações metodológicas a partir das obras de Marx. Germinal: marxismo e educação em debate, v. 15, n. 2, p. 407–429, 2023. Disponível em: (https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51832 )
8. PEIXOTO, E. M. DE M. Interdisciplinaridade e análise da produção científica: apontamentos a partir da concepção materialista e dialética da história. Filosofia e Educação, v. 5, n. 2, p. 120-165, Outubro de 2013. Disponível em: (https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8635398/3191 )
9. RAMOS, Marise Nogueira. História e política da educação profissional. 1ª ed. Coleção Formação Pedagógica. Volume V. Curitiba: Instituto Federal do Paraná, 2014. Disponível em: (https://ifpr.edu.br/curitiba/wp-content/uploads/sites/11/2016/05/Historia-e-politica-da-educacao-profissional.pdf )
10. SILVA, Gildemarks Costa e. Tecnologia, educação e tecnocentrismo: as contribuições de Álvaro Vieira Pinto. Rev. bras. Estud. pedagog., v. 94, n. 238, p. 839–857, 2013. Disponível em: (http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v94n238/a10v94n238.pdf )
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Moacir Evangelista e Marcus Fogaça/Conif (com informações do Ifes)
Foto: ProfEPT/IFMT