IFTO se destaca no “IFs do Norte na COP30” com projetos inovadores e práticas inclusivas​

No intuito de promover diálogo e troca de experiências entre os Institutos Federais (IFs) da região Norte, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, foi realizado o "IFs do Norte na COP30", em Belém (PA). O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) esteve presente com sete projetos de pesquisa, com o propósito de ampliar o debate sobre as mudanças climáticas e destacar os conhecimentos e as vivências das populações da Amazônia.


A delegação do IFTO foi composta por estudantes, servidores e colaboradores de diferentes unidades do Instituto. "O evento foi um momento de divulgarmos nossos projetos com ideias inovadoras e conhecer o que os demais IFs do Norte tem desenvolvido na área de sustentabilidade e inclusão. O IFTO esteve presente com dois estudantes surdos, mostrando suas propostas inclusivas, evidenciando o papel quanto à inclusão, o acesso, a permanência e o êxito de todos os estudantes na instituição", destaca a chefe da delegação, professora Lucinalva Ferreira.


Premiações


Durante o evento as apresentações foram divididas em três espaços: Hackathon, Mostra Tecnológica e Sessões temáticas, com o objetivo de organizar as avaliações e as premiações. O IFTO conquistou o terceiro lugar na Mostra Tecnológica, com o projeto: BEEPONA – Coletor de Própolis Interno, desenvolvido pelos estudantes Guilherme Rodrigues, Heitor Batista, sob a orientação do professor Hebert Batista, do Campus Araguaína.


"Minha experiência no IFs do Norte na COP30 foi incrível, receber reconhecimento de algo que venho me esforçando, junto com a equipe do projeto, a tanto tempo apenas me estimula a continuar aprendendo e pesquisando", reforça o estudante e pesquisador do BEEPONA, Guilherme Rodrigues.


O Beepona é um aparato tecnológico para coletar própolis de abelhas nativas do Brasil em caixas de produção. O dispositivo é colocado na caixa de abelha e o coletor fica internamente abaixo da tampa, tornando menor o potencial de contaminação externa do produto, o Beepona é desenvolvido no Laboratório IF Maker do Campus Araguaína. Os primeiros resultados apontam para maior produtividade na produção que utiliza o equipamento, com coleta de 30 gramas em um mês, já a produção sem o aparato obteve apenas 20 gramas de própolis. 


Confira os projetos do IFTO presentes no "IFs do Norte na COP30":


AGROLIBRAS: INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS POR MEIO DA CRIAÇÃO DE VOCABULÁRIO TÉCNICO, NO IFTO - CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS


ASSISTENTE VIRTUAL PERSONALIZADO PARA GESTÃO ACADÊMICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO DO IFTO


BEEPONA – COLETOR DE PRÓPOLIS INTERNO


DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DE GOMA FITOTERÁPICA: UMA ALTERNATIVA COM AMORA PARA A MENOPAUSA


DISPOSITIVO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA DETECTAR PRAGAS E DOENÇAS EM ROSAS DO DESERTO


FRUTOS DA MINHA TERRA EM LIBRAS


PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS EM SISTEMA AUTOMATIZADO DE IRRIGAÇÃO POR SUBIRRIGAÇÃO COM USO DE TÉCNICAS AGROECOLÓGICAS


Diretoria de Comunicação do Conif​

Texto: Maiara Sobral/IFTO