Projeto de extensão no Campus Palmas resulta em lançamento de E-book

No período de 2021 e 2022, o Campus Palmas, em parceria com movimentos e organizações sociais, desenvolveu o projeto de extensão "Pandemia e Resistência no Cerrado". Sob a orientação da professora Denise Oliveira Gonçalves, com a participação do estudante Jefferson Soares, bolsista do projeto e da estudante Ana Beatriz Soares, o objetivo principal foi selecionar obras de diversas formas de expressão para compor um E-book, visando registrar artisticamente o primeiro ano de resistência da população durante a pandemia de Covid-19.


Denise Gonçalves destaca que o projeto reflete a arte como um campo de resistência, proporcionando um espaço crucial para a continuidade da existência, resistência e expressão durante um período único. Por meio de diversas linguagens estéticas, as obras contidas na publicação refletem a capacidade da arte de transmitir significados profundos e narrar as experiências vivenciadas durante a pandemia de Covid-19. 


A publicação do E-book é vista como uma forma de valorizar a produção artística e cultural local, além de contribuir para a construção de uma memória coletiva sobre o período vivido durante a pandemia. A obra também representa um registro histórico e um meio de reflexão sobre os desafios enfrentados pela sociedade durante esse contexto adverso.


Da seleção das obras 


O processo de escolha das obras para compor o projeto envolveu uma seleção, o qual resultou em 73 trabalhos escolhidos, de diversas expressões artísticas, incluindo poesias, contos, crônicas, fotografias e produções de artes visuais. Estudantes do ensino médio, graduação, professores do Instituto Federal do Tocantins, além de artistas de diferentes partes do Brasil e da América Latina contribuíram para a coletânea.

Para conferir o E-book na íntegra clique aqui!

Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom/IFTO