Estudantes do IFTO se destacam no Seeds For the Future 2022, com classificação para etapa global

Estudantes do curso de Sistemas para Internet do Campus Palmas, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), se destacaram no Seeds For the Future 2022, programa de intercâmbio global destinado a estudantes universitários e uma das principais iniciativas da Huawei para desenvolver o mercado de TIC no Brasil e no mundo.

A etapa nacional da competição foi realizada entre os dias 13 e 20 de setembro, no formato on-line, e reuniu nove equipes do Brasil e três equipes de Portugal. Durante a competição o estudante Jacyiricê Silva Oliveira (Equipe "NewTomorrow") consagrou-se campeão da etapa nacional, juntamente aos demais membros de sua equipe, com o projeto "Listen the Sing" que tem por objetivo tornar aplicativos como o Zoom e Meet mais acessíveis para pessoas surdas, permitindo que os sinais em Libras sejam traduzidos por voz e texto e, as falas, sejam traduzias para a linguagem brasileiras de sinais (Libras).

Classificado para a etapa global da competição, Jacyiricê e sua equipe seguem no fim desse mês de outubro para São Paulo, para conhecerem as instalações da Huawei. Além disso, a equipe foi convidada para apresentar seu projeto no México ainda em 2022. A etapa global da competição, que ocorre anualmente na China, está prevista para janeiro de 2023 e será a disputada entre o Top 10 dos projetos globais desenvolvidos no Seeds For The Future 2022.

Outros destaques

Quem também se destacou na competição foi a estudante Amanda Amorim Marinho (líder da Equipe A - Alpha Seeds), que obteve o reconhecimento de líder destaque entre os 12 líderes de equipe participantes. Já o estudante Lucas Italiano Dias Luz (Equipe H – Harpia) se classificou como um dos semifinalistas da competição, com o projeto "Road of Life", que propõe a automatização de câmeras em rodovias. Os estudantes foram indicados para participarem da competição pelo professor do curso de Sistemas para Internet da unidade Palmas, Cláudio Monteiro.

Assessoria de Comunicação do Conif
Texto: IFTO