IFTO lembra Setembro Amarelo e lança "Caixinha do desabafo"

A campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio é reforçada todos anos a cada mês de setembro. A temática é marcada pelo Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, instituído em 10 de setembro. A cor amarela envolve as ações que visam sensibilizar a comunidade sobre a valorização da vida e a importância dos cuidados à saúde mental. No Instituto Federal do Tocantins (IFTO), as atividades serão realizadas em conjunto, em suas diversas unidades, bem como programações locais estão sendo preparadas para serem promovidas ao longo de todo o mês.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae), por meio do seu setor de psicologia, preparou a ação "Caixinha do desabafo", que consiste em um espaço, que será organizado por todas as unidades do IFTO, para os estudantes escreverem seus desabafos e depositarem na caixinha. De acordo com a psicóloga Milena Thomazi, o estudante não precisa se identificar. No espaço, será disponibilizado um QR-Code com acesso à Cartilha de Prevenção ao Suicídio. Cada campus fará a coleta das caixinhas e, a partir das manifestações depositadas, promoverá ações contínuas de atendimento, acolhimento e promoção à saúde mental. Além dos estudantes, qualquer pessoa da comunidade pode também participar da ação. Ao longo de todo o mês, vídeos em alusão à campanha Setembro Amarelo também estão sendo publicados no perfil do IFTO, no Instagram.


Além da ação "Caixinha do desabafo", as unidades do IFTO prepararam outras atividades em alusão à temática Setembro Amarelo. Confira: 

Gurupi


Na unidade de Gurupi, a programação iniciará no dia 14, às 8h, com a palestra: “Vencendo a dor da solidão”, a ser conduzida pelo psicólogo Fernando Vieira Machado. O momento será voltado aos estudantes dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e, em seguida, às 9h30, será a vez dos servidores e colaboradores terceirizados do campus. Também contará com participação especial do Grupo Interventores.


No dia 22, será realizada a palestra: “Como reconhecer sinais que fogem à normalidade? Quando procurar ajuda?”, às 19h30, destinada exclusivamente aos estudantes dos cursos superiores e Proeja da unidade. As atividades serão promovidas no Anfiteatro do campus. 


Palmas


Na unidade de Palmas, a programação conta com diversas atividades ao longo de cada semana. A saber: na segunda-feira, dia 12, será realizada Biltz do Dia D (Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio)  com entrega de cartões e momento de acolhimento com os estudantes. A ação será nos períodos matutino e noturno. No dia 19, no período noturno, terá momento on-line com os pais, via Google Meet; bate-papo: "Porque falar de saúde mental hoje e sempre", com a palestrante Maria Elisa Ribeiro (psicóloga). No dia 21 ,haverá plantio de ipês amarelos no período vespertino. 


A programação segue no dia 26, com a palestra "Prevenção do risco de Suicídio no contexto escolar", no período matutino, com a palestrante Gythãna Dantas Cidreira (psicopedagoga). O momento será dedicado aos estudantes do Proeja e dos cursos técnico subsequente. Por fim, no dia 30 de setembro, a programação se encerra com a palestra "Prevenção do risco de Suicídio no contexto escolar", com a palestrante Gythãna Dantas Cidreira (psicopedagoga), no período vespertino. 


Porto Nacional 


Na unidade de Porto Nacional, a equipe da Coordenação de Assistência Estudantil realizará as seguintes ações: palestra com um profissional da área de psicologia com temática específica; painel alusivo ao mês setembro amarelo; afixação de frases em pontos do campus que são mais frequentados pelos estudantes e faixa na entrada da unidade alusiva ao tema.  


As demais unidades que desenvolverem suas programação ao longo do mês, referente ao Setembro Amarelo, terão as informações atualizadas nesta matéria, no Portal do IFTO, durante todo este período dedicado à campanha.  


A campanha é de todos!


De acordo com o portal do Movimento Setembro Amarelo, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Segundo dados do portal, em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. 

O movimento foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria)


Os contatos com o CVV são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação),  pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e  e-mail. Outros pontos de atendimento estão acessíveis em Links Úteis.  


Assessoria de Comunicação do Conif
Com informações do portal oficial do CVV e do Movimento Setembro Amarelo