Proeja: Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) oferece educação que transforma vidas

A Educação de Jovens e Adultos, conhecida pela sigla EJA, é a modalidade de educação destinada a população acima de 15 anos que não teve acesso ou não concluiu a Educação Básica. Neste tipo de curso, o aluno faz o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em menos tempo - porque existe uma maior flexibilidade curricular-, mas o conteúdo é o mesmo do ensino regular.


O EJA se divide em EJA Ensino Fundamental - destinada a jovens a partir de 15 anos que não completaram o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) - e EJA Ensino Médio - destinada a jovens e adultos maiores de 18 anos que não completaram o Ensino Médio. 


No Brasil, dados da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED (2021) apontam que 5,4% da população adulta não sabe ler nem escrever, 31,2% não possui o Ensino Fundamental e 51,2% não possui o Ensino Médio completo. Esses brasileiros largaram os estudos para cuidar da família e/ou trabalhar, por isso é tão importante oferecer cursos pensados para encaixar na rotina dessas pessoas. 


No IFSC, a oferta do  Proeja| é dividida em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) integrados ao Ensino Fundamental; cursos FIC integrados ao Ensino Médio e cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. 


Saiba mais sobre a história da EJA no IFSC


O Proeja no IFSC oferece diferentes modalidades de curso e está aberto para todos.


Veja um resumo das modalidades do Proeja:


Educação que transforma vidas


Voltar às salas de aula depois de longo tempo fora da escola é a realidade e o desafio de muitos estudantes do Proeja. São histórias de pessoas que, com força de vontade e dedicação, tentam conseguir qualificação para melhorar a vida. 


Esse é o caso do pedreiro Romário dos Santos Oliveira, que cursou Eletromecânica no Câmpus Chapecó e aos 53 anos voltou a estudar, depois de quase quatro décadas longe da escola. Romário contou que parou de estudar aos 14 anos e sentiu bastante dificuldade em acompanhar as aulas no início. Mas, com sua persistência, a dificuldade foi diminuindo com o passar do tempo.


Assista a esta reportagem  com a história de três pessoas que tiveram que parar de estudar na infância e adolescência para trabalhar desde cedo e como cursos do Proeja ofertados pelo IFSC mudaram as suas vidas - não só na formação, mas na autoestima e na forma de se verem e perceberem os outros:


Conheça outras histórias de transformação por meio da educação:


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom/IFSC