IFSULDEMINAS é a 3ª instituição de ensino superior mais sustentável do Brasil

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) é a terceira instituição de ensino superior (IES) mais sustentável do Brasil. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (12) pelo UI GreenMetric World University Ranking, índice que avaliou e classificou 1.050 IES, de todo o mundo, na promoção de políticas verdes.


O IFSULDEMINAS alcançou essa marca histórica ao atingir 8.350 pontos no ranking, que analisou e comparou ações e programas de sustentabilidade e de gestão ambiental de 39 IES brasileiras. Com a pontuação, o Instituto ultrapassou, pela primeira vez, a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e se manteve à frente de todas as instituições da Rede Federal.


Confira a seguir a pontuação das instituições nacionais mais bem colocadas nesta edição do UI GreenMetric e como ficou distribuída a pontuação do IFSULDEMINAS entre as seis categorias avaliadas: Configuração, Infraestrutura e Áreas Verdes; Gestão de Energia e Mudanças Climáticas; Gestão de Resíduos; Gestão da Água; Transportes e Mobilidade; além de Educação e Pesquisa.


Houve um aumento significativo do número de participantes nesta edição do UI GreenMetric em relação a do ano passado. De 956 instituições participantes de 80 países, o ranking passou a contar com 1.050 IES de 83 nações. Mesmo com mais participantes, o Instituto se destacou na classificação geral e aparece como a 70ª IES com as melhores práticas e gestão ambiental do planeta. Veja abaixo a escalada de desenvolvimento do IFSULDEMINAS como uma instituição "amiga do meio ambiente", desde a sua primeira participação no índice, há sete anos. 


Outra forma de comparar o desempenho do IFSULDEMINAS (em azul) com as demais IES é por meio do gráfico abaixo. Nele, são apresentadas as pontuações das instituições mineiras e as principais IES paulistas, assim como a média da pontuação obtida pelas instituições nacionais (em laranja) e a média alcançada pelo total de IES, nacionais e internacionais juntas (em vermelho). Pela representação gráfica, nota-se o expressivo crescimento das ações do IFSULDEMINAS, que em 2017 pontuava no mesmo patamar que a média geral e, atualmente, surge com mais de 2.000 pontos a mais.


Neste outro gráfico, aparece detalhado o desempenho do Instituto em cada categoria avaliada pelo UI GreenMetric desde 2016. 


Sobre a evolução da pontuação do IFSULDEMINAS, o coordenador de Sustentabilidade do Instituto, Leonardo Silva Manso, afirmou que "um dos grandes destaques é a categoria de Energia e Mudanças Climáticas, em que a preocupação da instituição com a produção de energia renovável e a adoção de ações de melhoria da eficiência energética, por meio do projeto IFSolar, proporcionou a redução do consumo de energia elétrica no âmbito do IFSULDEMINAS. Os outros destaques são, novamente, as categorias Resíduos e Água. A categoria Resíduos deve seu sucesso principalmente à preocupação do Instituto com a reciclagem e reutilização de materiais, com destaque para ações em conjunto com a Receita Federal do Brasil. Além da redução do uso de papel e plástico, enfatizada pela adoção de processos eletrônicos; da coleta e correta destinação de pilhas, baterias, lâmpadas e resíduos laboratoriais; e do tratamento de esgoto. Por sua vez, a pontuação alcançada na categoria Água foi alavancada pelos projetos de conservação e controle de poluição da água, com destaque para a recuperação de nascentes e produção científica; além de ações e programas de reciclagem, consumo consciente e eficiência no uso da água, como, por exemplo, o uso de álcool em gel para desinfecção, no lugar da água, presente em todas as instalações do IFSULDEMINAS". Confira aqui as ações!


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS