IFRS lança e-book sobre Letramento de Gênero e Sexualidade

Com o objetivo de oferecer um material que auxilie a comunidade do IFRS na compreensão dos principais conceitos de gênero e de sexualidade, a Assessoria de Gênero e Sexualidade (AGS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), organizou um e-book que conta com publicações de pesquisadores de diversas instituições.


São 22 capítulos divididos em três seções: Conceitos fundamentais; Gênero, Sexualidade e seus desdobramentos sociais; e Gênero e sexualidade no IFRS.Na primeira, são abordados os conceitos fundamentais para o campo de estudos, a saber: Estudos de Gênero; Sexualidade; Representação e Identidade; Transgeneridade; Estudos Feministas; Feminismos Negros.


Na segunda, os capítulos apresentam debates sobre gênero, sexualidade e seus desdobramentos sociais, os temas tratam da Linguagem Neutra ou não-binária; Banheiros sem gênero: Reflexões sobre a produção sexual dos espaços coletivos; Gênero e Esportes; Arte Drag; Dignidade Menstrual; Maternidades; Maternidades Atípicas; Paternidades; Diversidade de gênero e sexualidade no mundo do trabalho; Apagamentos históricos: o cânone e a exclusão das mulheres na história da filosofia.


A terceira e última seção relata a maneira como o IFRS tem desenvolvido a abordagem de gênero e sexualidade nos campi. A trajetória de criação dos Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs), da Assessoria de Gênero e Sexualidade, principais publicações sobre o tema no IFRS, eventos realizados, documentos da instituição que apoiam as Ações Afirmativas (AA) referentes ao tema.


 O E-Book é gratuito e está disponível  no Repositório Institucional do IFRS. Confira!


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom/IFRS

Relacionados