IFPB conquista 1° e 2° lugares na etapa nacional da Huawei ICT competition

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) conquistou o 1° e o 2° lugares nas trilhas Cloud e Network, respectivamente, da etapa nacional  da Huawei ICT Competition 2023-2024. A competição é realizada pela multinacional chinesa Huawei, fornecedora líder global de soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). O resultado da premiação foi divulgado no dia 7 de março, em São Paulo, e agora as equipes do IFPB se preparam para a etapa latino-americana.


Na trilha Cloud, o IFPB subiu ao pódio com a equipe coordenada pelo professor Michel Dias. A vitória veio pelo esforço e o talento dos estudantes Pedro Sousa, Vinicius Silva e Abraão Borges. Nessa trilha, a equipe do Instituto Federal da Paraíba conquistou o 1° lugar ao disputar com estudantes da Universidade Estadual do Ceará, da Universidade do Estado de Mato Grosso, da Universidade de Fortaleza e do Instituto Federal do Tocantins.


Já na trilha Network, a equipe do IFPB conquistou o 2° lugar capitaneada pelo professor Marcelo Portela, que levou os estudantes Wesley Porto, Márcio Abrantes e José Galvão a se destacarem na competição. Nessa trilha, os estudantes do IFPB competiram com jovens do Instituto Federal do Tocantins, Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal da Bahia e Universidade Estadual do Ceará.


De acordo com o professor Michel Dias, que é coordenador de infraestrutura do Polo de Inovação do IFPB, a cerimônia de premiação em São Paulo foi carregada de emoções intensas. “Testemunhar duas de nossas equipes, competindo em modalidades distintas e alcançando o pódio, reafirma o compromisso do IFPB com a excelência”, afirmou. Para o docente, o sucesso não teria sido possível sem o apoio robusto recebido da Reitoria, das pró-reitorias e dos campi que estiveram diretamente envolvidos. “Motivados por esse reconhecimento, estamos mais determinados do que nunca a nos destacar na final latino-americana”, ressaltou.


Já o professor Marcelo Portela comentou sobre o nível elevado da etapa final nacional da Huawei ICT Competition, na trilha Network. “Surpreendeu diante do elevado nível dos conteúdos elencados, mas que já traz a necessidade de sintonia fina com as etapas subsequentes”, explicou. “Estamos felizes com o avanço para a próxima fase e satisfeitos em ter conhecido diversos outros times valiosos na competição. A estratégia agora é incrementar os estudos, focando também em aspectos práticos para o projeto, implementação e troubleshooting dos cenários aplicados nos desafios”, arrematou o docente.


Etapa final no Brasil envolveu 45 alunos


Entre a fase preliminar e a final, a competição no Brasil contou com mais de mil estudantes de cursos de engenharia e de computação, representando mais de 90 instituições. Na etapa mais recente, os estudantes do IFPB estiveram em São Paulo nos dias 7 e 8 de março, para participar de uma prova teórica composta por 90 questões, formuladas em inglês, com pontuação máxima de 1.000 pontos. Nessa fase nacional, a disputa envolveu 45 alunos. A  etapa latino-americana ocorrerá no dia 2 de abril (em local a ser definido) enquanto a final mundial está programada para maio, na China.


Para o estudante Vinicius Silva, que integra a equipe do professor Michel Dias, participar da competição foi uma experiência incrível. “Conheci novos lugares, fiz várias conexões e adquiri conhecimentos valiosos sobre a Huawei. No entanto, o que mais me encheu de alegria foi poder representar o IFPB nessa etapa da competição e, juntamente com minha equipe, conquistar o primeiro lugar e trazer o prêmio para casa”, comentou o aluno, que cursa Engenharia Elétrica no Campus João Pessoa.


O estudante Wesley Porto, aluno do Curso de Tecnologia em Telemática do campus Campina Grande, também relatou sua impressão sobre o evento. “Participar do processo de treinamento está sendo bastante desafiador e satisfatório, pois, apesar das dificuldades encontradas, nosso nível de conhecimento vem aumentando dia após dia, o que trará grandes oportunidades para nossa formação e nossa vida profissional”. 


Conforme Wesley, o evento foi espetacular, muito organizado, com um clima de competitividade empolgante. “Fazer parte dessa competição, representando o nosso Estado e o IFPB, está sendo uma grande honra para nós, e agora, vamos representar não só o IFPB e a Paraíba, mas o Brasil na fase Latino-Americana”, disse. Ele acrescentou que a equipe está ciente da responsabilidade, mas confiante. ”Daremos o nosso melhor para trazer mais esse título para o IFPB e com isso, representar mais uma vez nosso país, Estado e instituição na fase Global".


Os alunos que conquistaram os troféus para o IFPB são dos campi de João Pessoa, Campina Grande e Esperança. A escolha das equipes que representaram o Instituto na Huawei ICT Competition 2023-2024 foi feita por meio de um processo de seleção interno, realizado em 2023, no qual foram aplicadas provas com questões teóricas e cenários práticos aos candidatos. 


SAIBA MAIS - A ICT Competition foi criada pela Huawei em 2015 com a intenção de difundir, entre os estudantes de tecnologia e engenharia, o conhecimento das áreas de tecnologias disruptivas: nuvem, redes e inteligência artificial. A competição visa fomentar o desenvolvimento de talentos na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC), visto que a multinacional acredita na educação como possibilidade de abrir portas para a transformação digital. 

Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Angélica Lúcio/Ascom IFPB
Foto: Arquivo IFPB

Relacionados