Estudantes do IFBA conquistam prêmio da Huawei ICT Competition

Os estudantes Isis Menezes, Ian Alves e João Guilherme Gomes, do Campus Jequié, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) foram os campeões na trilha Network das finais da Huawei ICT Competition, realizada no dia 7 de março, em São Paulo. Com a vitória, o time de estudantes recebeu uma premiação de 20 mil reais e garantiu a classificação para a etapa América Latina, que será realizada no dia 2 de abril, em local a ser definido pela empresa promotora da competição. O professor Givanildo Santos também foi premiado como instrutor destaque e o IFBA Jequié como melhor academy do ano de 2023. 


"A equipe já está em concentração total e se preparando para a próxima etapa com o objetivo de garantir uma vaga na final global na China", explica o professor Givanildo Santos. 


A Huawei ICT Competition é dividida em três trilhas: Network, Cloud e Computing. A iniciativa da Huawei visa fomentar o desenvolvimento de talentos na área de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC). "Na primeira etapa, os alunos competem de forma individual e realizam uma prova com 90 questões. Na segunda, os alunos competem em trio, na fase nacional, para essa fase são classificadas cinco instituições, o critério é a maior nota na etapa preliminar", explica o professor do campus Jequié. 


A trilha network aborda assuntos relacionados a área de infraestrutura de redes como Segurança de Redes, Redes sem fio (WLAN), Routing e Swithing. Nessa trilha, os alunos realizam desafios teóricos e práticos, desenvolvendo soluções para problemas reais que são apresentados pela empresa.


Participação do IFBA - A competição acontece de forma anual. No primeiro momento, os professores que fazem parte da Huawei ICT academy divulgam sobre a abertura do período de inscrição. Após a inscrição, os alunos realizam uma prova online e os 3 alunos com as maiores notas formam o time do IFBA em cada uma das trilhas, explica o professor Givanildo. 


"Qualquer estudante que seja maior de 18 anos e esteja regularmente matriculado no IFBA pode participar da Huawei ICT competition. Como coordenador, minha função é de divulgar sobre a competição para os demais professores e alunos. Também atuo como treinador, preparando os alunos para fazer as provas", detalha Givanildo Santos, que celebra as conquistas. "A participação dos estudantes na Huawei ICT Competition desempenha um papel crucial no desenvolvimento de suas habilidades e no enriquecimento de suas experiências acadêmicas. Esta competição internacional oferece uma plataforma única para que os participantes ampliem seus conhecimentos em tecnologia da informação e comunicação, enfrentem desafios práticos e cultivem competências essenciais para o ambiente profissional. Além de testar suas habilidades técnicas, os estudantes têm a oportunidade de interagir com profissionais do setor, expandir suas redes de contatos e ficar atualizados sobre as últimas inovações tecnológicas", conclui o docente.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFBA 

Relacionados