IFPI faz lançamento do Programa Empreender Sustentável

Foi realizado, no dia 2 de março, o lançamento do Programa Empreender Sustentável, parceria entre o Instituto Federal do Piauí, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a Secretaria Estadual da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC) do Piauí e a Aliança de Pastores de Teresina.


A solenidade contou com a presença do reitor Paulo Borges da Cunha, do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, da secretária Estadual da Assistência Social, Regina Sousa e do pastor Antônio Alves de Macedo Júnior, presidente da Aliança de Pastores de Teresina. Também estavam presentes diversas autoridades federais, estaduais e municipais, além de gestores do Instituto Federal do Piauí, convidados e diversos alunos matriculados no programa.


O Empreender Sustentável é constituído por três projetos: Cresça e Avança, Empreenda Social e Sustentabilidade de Sistemas Produtivos. Todos eles são voltados para a qualificação de pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), especialmente as famílias beneficiárias do Bolsa Família dos municípios piauienses de União, José de Freitas, São João do Piauí e Teresina. 


"Esse programa é mais uma prova do nosso compromisso com a equidade, com a inclusão social. Cada ação do Instituto Federal do Piauí, seja ela de ensino, pesquisa ou extensão tem impacto na vida das famílias e isso é a força da educação", ressaltou o reitor Paulo Borges da Cunha.


A parceria possibilitará a qualificação profissional de até 3.000 pessoas, direta e indiretamente, até o fim de 2024, por meio de cursos de qualificação gratuitos e de curta duração. A ideia é capacitar os inscritos e proporcionar o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, conhecimentos práticos e ferramentas necessárias para criar e desenvolver negócios de impacto social.


“Queremos garantir vários caminhos, o do emprego e o do empreendedorismo. Queremos fomentar uma cultura empreendedora voltada para a sustentabilidade, a inovação e a responsabilidade social. A meta é contribuir para que um número maior de piauienses possam ter uma profissionalização, ter uma renda, enfim, uma vida melhor, com mais dignidade”, afirmou o ministro Wellington Dias.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFPI
Foto: Arquivo IFPI

Relacionados