Ex-aluna que teve a vida transformada pelo IFFluminense conta sua história de superação

Durante entrevista, Tamillys, que hoje é psicóloga e trabalha em uma ONG, falou sobre o papel fundamental da Educação e do Instituto Federal Fluminense em sua vida.


“O IFF foi o meu oásis no meio do deserto”, afirmou Tamillys Lirio da Silva, de 32 anos, ex-aluna do Ensino Médio e Técnico em Automação Industrial do Instituto Federal Fluminense - Campus Campos Centro, que assim como milhares de jovens espalhados pelo Brasil, teve a sua vida transformada pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.


A afirmação foi feita durante a entrevista de estreia do Programa Papo Entre Nós, conduzido pelo reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, e transmitido semanalmente pelo canal oficial do Instituto no YouTube, o IFFTube. Durante o programa, que tem como foco a Educação Profissional e Tecnológica, o papel do IFFluminense, suas ações e como a educação vem transformando vidas e realidades distintas, Tamillys contou sua história emocionante de coragem e superação.


A jovem ingressou no IFF na segunda tentativa, em 2006. Ela estudava à noite e passava o dia fazendo faxinas e cuidando de um bebê para sustentar ela e a mãe, que estava com câncer de mama. Até que conseguiu uma bolsa de trabalho na instituição, pôde deixar o serviço de doméstica, teve acesso ao primeiro computador e também à internet. Foi no IFF também que ela encontrou o amor de sua vida, Lebron Victor, fundador da ONG NBR - Nação Basquete de Rua, voltada para o fortalecimento dos direitos das pessoas de favelas e periferias.


Hoje, Tamillys atua como psicóloga, seu grande sonho. Seu primeiro estágio remunerado na psicologia foi na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do IFF. Atualmente, ela trabalha na assistência social do município de Campos dos Goytacazes-RJ e na ONG NBR.


“O IFF transformou a minha vida. Se eu sou psicóloga e a mulher que sou hoje em dia, é muito por causa das oportunidades dessa instituição. O IFF é e continua sendo esse patrimônio da nossa região. São 12 unidades, 12 fábricas de sonhos, de potencial, principalmente para a juventude mais vulnerável”, afirmou Tamillys.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom/IFF