Estudantes do IFS Campus Lagarto aprovam projetos de pesquisa da FAPITEC

Cinco projetos de pesquisa e inovação do LABIC (Laboratório de Inovação e Criatividade) do IFS Campus Lagarto (Instituto Federal de Sergipe) foram aprovados na chamada de propostas da FAPITEC (Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe). A fundação agendou o início do financiamento da pesquisa para março, com duração de um ano, de acordo com o aviso FAPITEC/SE/FUNTEC nº 06/2022. Os projetos foram submetidos em novembro de 2022 e os resultados foram divulgados em 31 de janeiro do ano corrente. Além disso, uma segunda chamada foi realizada em 6 de março.


A chamada de propostas da FAPITEC tem como objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, permitindo que eles participem de projetos de pesquisa ou inovação tecnológica. A iniciativa oferece bolsas de estudos que proporcionam aos bolsistas o aprendizado de técnicas e métodos científicos e tecnológicos, preparando-os para estudos de pós-graduação e empreendedorismo. A FAPITEC é uma das principais contribuidoras para a pesquisa científica e tecnológica no estado de Sergipe, financiando pesquisas em diversas áreas do conhecimento.


O LABIC, liderado pela professora Stephanie Kamarry Alves de Sousa, é um grupo de pesquisa do Campus Lagarto que desenvolve projetos de pesquisa, inovação, empreendedorismo e extensão nas áreas de robótica, eletrônica, computação e inteligência artificial. Além da professora Stephanie Kamarry, os pesquisadores do LABIC incluem os professores Fábio Prudente (Campus Aracaju),  Catuxe Varjão (Campus Lagarto) e os professores Phillipe Cardoso (Campus Estância) e Augusto Andrade (Campus Socorro).


A aprovação na chamada de propostas implica a manutenção de diversos projetos de pesquisa e inovação realizados no laboratório, a retenção de alunos na instituição e o estímulo à pesquisa científica para estudantes de graduação. Além disso, oferece bolsas de estudo que proporcionam aos bolsistas o aprendizado de técnicas e métodos científicos e tecnológicos, preparando-os para estudos de pós-graduação, mercado de trabalho e para criar seus próprios negócios.


Os projetos aprovados são três do Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (PBITI) e dois do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC). As áreas de pesquisa são eletrônica, aeroespacial, robótica, aeromodelismo e robótica subaquática.

Os projetos aprovados são os seguintes:


-Sensor de nível por luz modulada - Stephanie Kamarry Alves de Sousa – PBIC

-Construção e teste de um foguete experimental para fins didáticos - Phillipe Cardoso Santos – PBIC

-Desenvolvimento de um kit de robótica educacional sem o uso de telas - Stephanie Kamarry Alves de Sousa – PBITI

-Projeto e construção de um veículo aéreo não tripulado do tipo quadrotor - José Augusto de Andrade Filho – PBITI

-Construção de um robô submarino em miniatura em forma de peixe - Phillipe Cardoso Santos - PBITI


ssa notícia é essencial para destacar o trabalho realizado no interior do estado, promover as aprovações e incentivar o interesse em pesquisa entre os alunos, professores ou outros profissionais envolvidos na área.


Stephanie Kamarry Alves de Sousa afirmou: "Esse tipo de chamada para propostas fornece uma excelente oportunidade para financiar projetos e incentivar o interesse dos alunos e pesquisadores em desenvolver projetos de pesquisa inovadores".


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFMG