Documentários sobre memórias e aspectos culturais do Barbalho e bairros da região serão lançados no Campus Salvador

O lançamento de vídeos documentários intitulados “Caminhos Culturais”, construídos a partir do mapeamento dos bairros Barbalho, Lapinha e Santo Antônio Além do Carmo, será realizado no dia 22 de setembro, às 8h40, no auditório principal (Salão Nobre) do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).


A ação integra o projeto “Mapeamento Cultural do Entorno do IFBA - Campus Salvador” que nasceu em 2020 com a finalidade principal de construir um mapa cultural da região. A proposta é constituída como uma pesquisa interdisciplinar que parte da necessidade de (re)conhecimento, valorização e planejamento de políticas a respeito da cultura do lugar.


A coletânea lançada vai reunir 16 curtas: um vídeo de apresentação e 15 vídeos sobre sujeitos, memórias, lugares e aspectos dos processos identitários que caracterizam os bairros. O foco dos curtas é nas dimensões culturais do carnaval, cinema, arte/arquitetura, inclusão, arte/artesanato, teatros e performances, museus, religiosidades, música, cidadania, literatura, arte urbana e intervenções, educação, gastronomia e capoeira. Cada vídeo, segundo a organização do evento, vai ser publicado com um mapa de orientação para que as pessoas interessadas possam refazer o trajeto da pesquisa/extensão percorrido.


Durante o lançamento, as pessoas conhecerão a metodologia executada na produção dos documentários, assistirão à exibição de um dos vídeos da série, além de participarem de uma roda de conversa com a temática “A Potência Cultural do Entorno do IFBA - Campus Salvador”. Convidados e representantes dos bairros farão parte da atividade.


O evento será aberto a toda a comunidade do Instituto. Moradores, produtores culturais, artistas e mobilizadores da cultura dos bairros Barbalho, Lapinha e Santo Antônio Além do Carmo poderão participar mediante contato antecipado, através do e-mail mapeamentointeligente@gmail.com ou página @mapacultural_ifba (Instagram). O objetivo do contato é facilitar o acesso à unidade acadêmica.


Para mais informações sobre o projeto, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação, Cultura e Processos Sociais (GPEC), acesse https://portal.ifba.edu.br/cultura.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom/IFBA