Estudantes do IFB são premiados pelo projeto Afrocientista

Os estudantes do Ensino Médio Integrado de Informática do IFB Campus Brasília foram premiados no dia 5 de agosto pelo I Prêmio Estratégia de Equidade no Enfrentamento à Evasão Escolar. A iniciativa surge por meio da participação desses estudantes no projeto Afrocientista, que conta com uma programação de atividades que dialogam sobre a desigualdade racial e de exemplos de superação nesse contexto. Durante os encontros, os jovens conversam sobre temáticas, como Protagonismo de jovens negros e negras; Tecnologias, História, fatos e fakes; Racismo, tecnologia e algoritmos; e Cientistas negros.


Ressalta-se que as atividades foram realizadas durante o ano de 2021 entre estudantes e professores em parcerias com a Universidade de Brasília, por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas, História, Educação das Relações Raciais (Geppherg). "A pandemia dificultou os encontros presenciais, mas não tirou a construção dos vínculos, do afeto e do carinho durante a realização do projeto. Enfrentamos as dificuldades do isolamento social, e agora o resultado veio com o reconhecimento por meio desta premiação. Foi gratificante acompanhar os estudantes durante as duas versões do projeto (2019 e 2021), e me enche de orgulho e felicidade poder perceber o crescimento humano, intelectual e solidário dos nossos estudantes", comemorou a professora Diene Ellen Tavares Silva, do IFB Campus Brasília.


Na edição 2022, o projeto acontece no IFB Campus Planaltina com estudantes do curso Tecnologia em Agropecuária e conta com novos bolsistas. O professor responsável é Guilherme Oliveira, e os estudantes são Maryna Roberta dos Santos de Jesus, Esdras Spindola da Silva, Isabel de Souza Barbosa, Ana Luísa Ribeiro Fonseca, Maycon Deivid da Silva Souza, Yury Raphael Soares Hartmann e Hemily Silva Ramos; do IFB Campus Brasília, a estudante Luísa de Souza Ferreira. A programação do Afrocientista no IFB para esses estudantes envolve "Questões quilombolas e tecnologias agrárias" (11/8); "Visita técnica à UnB e palestra com a professora Renata Melo, especialista em cinema" (16/8); "Apresentação das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes na semana universitária" (de 29/8 a 1º/9); e "Debate sobre a importância das políticas afirmativas com a professora Renísia" (6/9).


"O projeto Afrocientista acontece em âmbito nacional e é um projeto transformador e desafiador. Agora, na terceira edição, acontece no IFB Campus Brasília e, no IFB Campus Planaltina, expande sua programação e busca se aproximar das realidades dos nossos estudantes", conta o professor Guilherme, da disciplina de História.


Sobre o Afrocientista


O projeto pretende avançar o debate sobre a presença negra na Universidade, fomentando suas atividades na iniciação às práticas da ciência e fazendo entender a esses alunos a dinâmica entre ensino, pesquisa e extensão e o conhecimento da rotina acadêmica, e trabalhar a preparação dos jovens para processos seletivos com o intuito de ingresso na Universidade. Para isso, serão formulados fóruns de discussão com temáticas direcionadas ao debate da presença negra na ciência, núcleo de estudos, palestras e outros. A intenção é incentivar os alunos ao engajamento na academia e à sua autoafirmação em torno de suas identidades como pessoas negras. A iniciativa é pensada como uma proposta de ação afirmativa de identidade negra no espaço acadêmico. O projeto de extensão Afrocientista — Experiências Educativas de Igualdade Étnico-racial na Universidade inicia este ano com atividades voltadas para a potencialização de jovens talentos, estudantes negros do ensino médio. Uma parceria entre a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e o Núcleo de Estudos Afro-Indígena (NEAINC) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o programa possui alunos bolsistas, oriundos de classes economicamente baixas e de escolas públicas da capital e do interior do país.


A Premiação


O I Prêmio Estratégias de Equidade no Enfrentamento à Evasão Escolar: implicações da Covid-19 para a permanência na Educação Básica, uma iniciativa de Geledés – Instituto da Mulher Negra e do Instituto Unibanco, foi dirigido aos estudantes do IFB Campus Brasília na realização do projeto Afrocientista.

As oito iniciativas selecionadas na premiação têm por objetivo identificar, reconhecer e difundir ações que buscam reverter os impactos da pandemia de covid-19 na trajetória escolar de estudantes da Educação Básica. Para esse prêmio, foram recebidas 65 propostas de todas as regiões do Brasil, com a participação dos Estados de AL, AM, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MT, PE, PB, PR, RJ, RN, RR, RS, SC, SE, SP e o DF. As ações realizadas contemplaram os seguintes níveis e modalidades de ensino da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Ensino Médio Técnico, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva, Educação Escolar Quilombola e Educação Escolar Indígena.


Confira aqui


Os estudantes contemplados pela premiação:

Ana Luiza dos Santos Inácio

Gabriel Costa Damasceno

Kaio Costa Marques Torres

Letícia Lima Dourado

Lucas Henrique Santos da Silva

Luísa de Souza Ferreira

Sabrina de Oliveira Souza

Sara Lima Gaspar

Silvia Caylane Pereira Gusmão

Marina de Ávila Noronha- Universidade de Brasília- Monitora


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom/IFB