Alunas do Ifac falam sobre experiência no programa internacional Lapassion em Rede

Mais uma experiência internacional para estudantes do Instituto Federal do Acre (Ifac). Dessa vez, as alunas Marcella Dalillah Pereira da Silva e Sâmia Rubi de Lima Tananta, ambas do campus Rio Branco, participaram do programa internacional Lapassion em Rede - Metodologia Brampssol.

As atividades, que tiveram início em setembro no campus Itumbiara, do Instituto Federal de Goiás (IFG), encerraram em novembro com a participação dos alunos e alunas de 24 estados brasileiros e de Portugal. A solenidade aconteceu no dia 25 de novembro.

Em Rio Branco, Marcella da Silva e Sâmia Tananta se reuniram com a reitora do Ifac, Rosana Cavalcante dos Santos, e o diretor sistêmico de Relações Internacionais, Luiz Eduardo Guedes. O encontro aconteceu na última semana e, na oportunidade, as estudantes falaram um pouco sobre a experiência.

Veja abaixo o depoimento das alunas sobre a participação no Lapassion em Rede:


Marcella da Silva (Bacharelado em Administração – campus Rio Branco): “O Lapassion em Rede com Metodologia Brampssol me trouxe uma diversidade de conhecimentos que as aulas teóricas não poderiam oferecer. Lá tivemos contato com diversas pessoas de diferentes estados e até país, além de ter contato direto com a empresa que propôs a problemática. As atividades realizadas aconteceram durante 10 semanas de muitos aprendizados, com ações e cronograma gerais e individuais (cada equipe). Esse aprendizado contribuiu muito para o desenvolvimento das softs skills e design thinking. Essas semanas chegaram ao fim, mas o projeto não, e é com muita alegria que comunico que já estamos trabalhando para replicar no Ifac”.

Sâmia Tananta (Licenciatura em Matemática – campus Rio Branco): “Foram 10 semanas muito intensas, onde tive contato com pessoas do Brasil inteiro e também de Portugal. Essa troca de culturas e costumes agregou positivamente na minha formação como pessoa e como futura profissional. Foram mais de 50 alunos divididos em equipes, com um (a) tutor(a). A minha equipe foi a “Equipe Click” e tivemos como desafio: Como promover a qualificação profissional para indústria 4.0, proposta pela Canpack (uma empresa de fabricação de latinhas metálicas). No decorrer das semanas aprendi desde como funcionam as impressões 3D, empreendedorismo e até como fazer um bom pitch. Sobretudo, aprendi a trabalhar em equipe. A base do projeto Lapassion em Rede - Metodologia Brampssol é a empatia enfatizando as soft skills. Digo com muita certeza que participar de um projeto de tamanha dimensão, mudou minha visão sobre a vida e espero poder replicar isso na minha instituição.

Lapassion em Rede

O Lapassion em Rede está planejado para ser realizado em quatro anos, com o objetivo de expandir para toda Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, países de língua portuguesa e latino-americanos. O Programa se baseia na metodologia Brampssol, que foi criada por estudantes e docentes do campus Itumbiara (IFG) em 2021.

Baseados na expertise adquirida com a participação no projeto Lapassion, além do IF Maker e de um projeto P&D, alunos e docentes de Itumbiara desenvolveram a metodologia que torna os estudantes ainda mais protagonistas no desenvolvimento de suas soft-skills.

De aluno para aluno, o Brampssol coloca estudantes como tutores dos próprios estudantes e tem como fio condutor o Design Thinking, utilizado por grandes instituições e empresas no desenvolvimento de projetos.

O programa plurianual do Lapassion em Rede – Metodologia Brampssol, teve sua primeira etapa no campus Itumbiara. Ao longo de 10 semanas, estudantes de todo o Brasil e de Portugal, propuseram soluções inovadoras para desafios reais, contando com a parceria de grandes empresas e instituições. Essa etapa contou com a participação de 32 Institutos da Rede Federal, incluindo o Ifac, e dois Institutos Politécnicos de Portugal, contabilizando um total de 47 campus, 55 estudantes e 14 tutores, divididos em 11 times.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFAC