Estudante do CPII ganha prêmio PIBIC do Jardim Botânico do RJ

Lander Izaias Pereira, estudante da 3ª série do ensino médio do Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias foi premiado durante o 30º Seminário PIBIC do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ). Sua pesquisa “As aplicabilidades terapêuticas das espécies medicinais da flora brasileira descritas nos estudos de Mello de Moraes (1816-1872)” foi premiada como o melhor trabalho do evento, que aconteceu no dia 31 de agosto.


O trabalho do Lander é referente ao seu projeto de Iniciação Científica, desenvolvido desde outubro de 2021 no Centro de Responsabilidade Socioambiental (CRS) do JBRJ, e orientado por Ygor Jessé Ramos, João Carlos da Silva e Lorraynne Oliveira de Souza. Lá, ele desenvolveu seu trabalho fazendo pesquisas em livros da Biblioteca Barbosa Rodrigues, em artigos científicos pesquisados pelo Google Acadêmico e montando uma planilha de espécies de interesse medicinal.


“Foi empolgante e gratificante”, conta Lander, a respeito da apresentação. “Foi incrível trabalhar neste projeto. Sempre pensei em ser cientista e em trabalhar com outros cientistas do Jardim Botânico”.


A apresentação contou com a presença de familiares, além de outros educandos do CRS, de pesquisadores e professores do JBRJ e de outras instituições.