Projeto desenvolvido na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFAM é premiado na 22ª FEBRACE

O projeto “Telescópio Ecológico: uma Proposta Para o Estudo da Astronomia com Baixo Custo, desenvolvido no IFAM – Campus Presidente Figueiredo” foi apresentado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia – FEBRACE.


A equipe é formada pelos alunos Pedro Rogerio Santos Barbosa, do curso técnico integrado em eletromecânica, Júlia Vitória Romero da Silva, aluna do curso técnico integrado em Desenvolvimento de Sistemas e pelos professores Efraim Menezes de Lima Costa e Raffael da Costa Figueiredo.


O projeto propôs o desenvolvimento de um telescópio de baixo custo ecológico, utilizando materiais acessíveis como o bambu, oferecendo uma alternativa mais viável para obtenção de um telescópio e consequentemente popularização da astronomia e da física.


Para o aluno Pedro, “observar os céus é algo que motiva, e pode ser uma porta de entrada dos jovens para a ciência. Na região onde moro, muitas escolas não possuem um telescópio nas escolas e o ensino da astronomia acaba ficando mais na teoria”.


A proposta surgiu quando da realização da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que teve como tema “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável” e teve bastante aprovação do público em exposição em Presidente Figueiredo”.


A FEBRACE é a maior feira de ciências do Brasil e acontece na Universidade Estadual de São Paulo (USP) anualmente. Para chegarem à final da Febrace, a equipe passou por avaliação de projeto escrito e banca virtual, e dentre os mais de 3000 projetos inscritos, foi selecionado entre os 200 finalistas, sendo o único do interior do Amazonas na etapa final.


“É muito gratificante saber que o nosso trabalho nos rendeu um resultado tão bom que vamos para uma feira tão importante assim quanto à FEBRACE e lá apresentar e também conhecer outros projetos incríveis...É uma sensação de gratificação, de reconhecimento!” Pontuou Júlia.


A premiação recebida pela equipe foi concedida pela Editora da USP, a EDUSP, que reconheceu projetos desenvolvidos por jovens cientistas com certificados e livros da editora.

Diretoria de Comunicação Conif

Texto: ​Ascom/IFAM

Relacionados