NEABI promove palestra sobre diversidade cultural em evento de universidade peruana

Neste sábado (13), o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Cefet/RJ irá realizar a palestra “A diversidade cultural no Brasil e os desafios na educação superior universitária”, com o professor Nadson de Souza. O evento integra o Programa de Especialização em Interculturalidade e Povos Originários, da Universidade Nacional Intercultural de Quillabamba (UNIQ), do Peru. O encontro será transmitido on-line, das 9h às 13h, neste link.


De acordo com o palestrante, a atividade irá abordar a responsabilidade social e a importância da reparação histórica às pessoas oriundas de espaços populares, favelas, comunidades indígenas e quilombolas. O objetivo é que integrantes desses grupos não apenas consigam ingressar, mas também garantam meios de se manter em instituições de ensino como o Cefet/RJ, tendo acesso a uma educação de qualidade.


"O grande desafio é a ampliação da política de acesso e permanência de segmentos sociais que representam uma porcentagem mínima entre nossos estudantes. A situação de vulnerabilidade é tão grande que, em muitas ocasiões, a bolsa ofertada pelo programa de assistência estudantil entra na renda bruta da família. Essa é uma realidade que pode ser enfrentada, não somente pelo Cefet/RJ, mas por todas as universidades, devido ao recurso orçamentário limitado", destacou o docente.


Nadson de Souza é doutor em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem mestrado em Relações Étnico-Raciais pelo Cefet/RJ. Além de ser docente, o profissional também é membro do NEABI e coordena o Observatório de Histórias, Culturas e Literaturas Indígenas do Cefet/RJ.

Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Cefet/RJ

Relacionados