O projeto “Bioconcreto: construindo futuros renováveis”, desenvolvido no Campus São Paulo do Potengi (CSPP), conquistou o Prêmio de Júri Popular da 12ª edição do Solve for Tomorrow Brasil, programa global da Samsung que estimula iniciativas científicas e tecnológicas criadas por estudantes da rede pública. A cerimônia de premiação ocorreu em 2 de dezembro, em São Paulo, reunindo as dez equipes finalistas do país.
A edição de 2025 recebeu mais de três mil propostas, e o Bioconcreto garantiu a vitória ao alcançar a maior votação entre todas as finalistas. Na etapa de votação pública, responsável por definir o júri popular, o projeto do IFRN recebeu o maior número de votos da competição, consolidando-se como a solução favorita entre estudantes, educadores e comunidade.
Segundo Helvio Kanamaru, diretor de ESG e Cidadania Corporativa da Samsung para a América Latina, “o Bioconcreto desenvolvido pelos alunos do Rio Grande do Norte apresenta uma proposta tangível de sustentabilidade para a população de São Paulo do Potengi. Além disso, o protótipo é uma alternativa de custo reduzido que pode beneficiar famílias carentes, demonstrando a empatia e o engajamento do grupo de alunos.”
Sobre o projeto
O Bioconcreto nasceu da observação de um problema regional: o beneficiamento diário da castanha de caju gera toneladas de cinzas que, muitas vezes, são descartadas inadequadamente no meio ambiente. Ao mesmo tempo, a construção civil segue como uma das principais emissoras de CO₂ devido ao uso intensivo de cimento. Diante desse cenário, os estudantes buscaram uma solução que unisse inovação, responsabilidade ambiental e vínculo com a realidade local.
Formada por três alunos e duas alunas do 2º ano do Ensino Técnico Integrado em Edificações, a equipe investigou o potencial da cinza da casca da castanha de caju como material pozolânico, capaz de substituir parte do cimento na formulação do concreto.
Os resultados foram positivos, indicando redução de custos, menor impacto ambiental e incentivo a um ciclo produtivo que valoriza matérias-primas da própria região. A iniciativa dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) ao promover o reaproveitamento de resíduos e estimular práticas sustentáveis na cadeia da construção civil.
Para o professor e orientador Neuber Araújo, o processo formativo foi transformador: “Trabalhar no projeto contribuiu para desenvolver habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas, interpretação de resultados técnicos e trabalho em equipe. Do ponto de vista socioemocional, a comunicação também ganhou destaque. Recentemente, eles apresentaram a ideia a crianças do 4º ano e adaptaram toda a linguagem para esse público. Além disso, há o fortalecimento da empatia, da consciência ambiental e do protagonismo".
Em vídeo oficial da competição, os estudantes afirmam que o Bioconcreto “é a prova de que inovação e sustentabilidade podem andar juntas e inspirar a comunidade e as próximas gerações”, destacando o potencial de transformar um resíduo regional em tecnologia aplicada.
Solve for Tomorrow
Presente no Brasil desde 2014, o Solve for Tomorrow (em português, Resolva para Amanhã) é um programa global de Cidadania Corporativa da Samsung que incentiva estudantes do ensino médio de escolas públicas a criar soluções inovadoras para desafios reais de suas comunidades, utilizando a abordagem STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). O programa oferta webinars, workshops e mentorias que fortalecem habilidades como criatividade, empatia, pensamento crítico, argumentação científica e trabalho em equipe.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto Colaborativo: Mirelly Sampaio/IFRN
Foto: Arquivo IFRN