Professor do IFSul é reeleito presidente da Sociedade Brasileira de Ensino de Química

O professor e diretor do câmpus Novo Hamburgo do IFSul, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, foi reeleito como presidente da Sociedade Brasileira de Ensino de Química, a SBEnQ. A entidade reúne centenas de professores e pesquisadores brasileiros ligados a institutos federais, universidades e programas de pós-graduação. A eleição ocorreu no início do mês, durante o 21º Encontro Nacional de Ensino de Química, sediado na Universidade Federal de Uberlândia.


A Sociedade tem como objetivos ampliar o ensino de química, fomentar pesquisas e oferecer suporte a professores da área. Para isso, promove um evento bienal de formação de professores, além de lives e fóruns de formação para seus associados e toda a comunidade escolar do País.


Representação importante para os Institutos Federais


Eleito pela segunda vez como presidente da entidade, com mandato até 2025, o professor destaca que participar de sociedades científicas, no caso de pesquisadores-professores, é muito importante, pois possibilita o contato com as pesquisas mais recentes na área, além de abrir um espaço para o compartilhamento de seus próprios resultados de investigação.

Por conta disso, Marcus ressalta a importância para os institutos federais de contar com esta representação na presidência da entidade, especialmente considerando que, quase na totalidade, as direções máximas das sociedades são presididas por docentes vinculados a universidades. “Isso dá visibilidade ao IFSul e provoca que mais pessoas queiram conhecer a instituição, especialmente buscando seus cursos de pós-graduação”, argumenta.


Além de estar em contato constante com dirigentes de outras sociedades e com representantes do Ministério da Educação, Capes e CNPq – o que possibilita a discussão e o avanço em pautas da área –, estar à frente da entidade, de acordo com o docente, também pode “influir na participação de docentes e estudantes do IFSul em importantes eventos de formação de professores na área do Ensino de Química, como o que será organizado pela SBEnQ na cidade de Pelotas no ano de 2026”.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IF Sul