Laboratório Móvel leva Ciência a cidades do interior de Goiás

Levar a Ciência, literalmente, para além dos muros da escola. Esta é a proposta do Baú da Ciência, laboratório móvel do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Ceres onde estudantes são convidados para diversas atividades em um ambiente moderno e interativo. 


A iniciativa começou com o recebimento de um caminhão-baú em junho de 2020, doado pela Receita Federal do Brasil. De lá para cá, o veículo passou por diversas adequações e, neste ano, com a retomada gradual dos eventos presenciais, tem aparecido em algumas exposições e está com ampla programação para o segundo semestre. 


O baú tem área de 34,3m², onde foram instalados quatro laboratórios: física, química, biologia e informática/robótica, além de uma sala para depósito. Todos são integrados e podem ser distinguidos pelas cores específicas de cada um. A carreta é climatizada e possui móveis planejados,  iluminação em LED, caixa d’água, lavatório, escada e toldo retráteis e plataforma elevatória para receber pessoas com mobilidade reduzida. 


A elaboração e acompanhamento do projeto de adaptação foram feitas por profissionais especializados e, pensando nos usuários, desenvolveu-se ambientes que convidam ao interesse e participação nas atividades. “A ideia é que os estudantes não se sintam no ambiente de sala, estimulando o interesse, a participação e a curiosidade”, explica Mairon Marques dos Santos, professor responsável pelo projeto. A aquisição dos equipamentos de laboratório foi possível graças a recursos oriundos de emenda parlamentar de bancada do Estado de Goiás. 


O Baú da Ciência já foi apresentado à comunidade durante a cerimônia de comemoração dos 27 anos do Campus Ceres, em março deste ano, e, também, durante a Agro Centro-Oeste Familiar, realizada no fim de maio. No mesmo mês, a convite, esteve ainda na Exposição das Tecnologias Voltadas ao Desenvolvimento da Pecuária (Expopec) de Porangatu e na Festa do Peão/Feira do Empreendedor de São Luiz do Norte, no início de junho. “Já existem outros convites de cidades vizinhas, o laboratório é uma extensão do campus voltado à comunidade”, relata Mairon.