IFSul realiza o 1º Fórum dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas

O IFSul realiza o 1º Fórum dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi). O evento acontecerá das 8h30 às 18h do dia 21 de novembro nas dependências do câmpus Sapucaia do Sul, e é alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.


O evento é promovido pelo Departamento de Educação Inclusiva (Depei) do IFSul e pelo Grupo de Trabalho dos Neabis dos câmpus, e tem como objetivo a formação dos estudantes e servidores sobre as questões que permeiam as relações étnico-raciais, além de promover um encontro de saberes com as comunidades locais indígenas, quilombolas e movimentos sociais. Também busca realizar uma reflexão sobre os 10 anos da política de cotas (Lei 12.711, de 2012).


As inscrições podem ser realizadas no local do evento, ou de forma online, até 21 de novembro. O Fórum contará com palestras e oficinas.


Acesse o link de transmissão

Faça aqui sua inscrição


Conforme a Chefe do Departamento de Educação Inclusiva (Depei) do IFSul, Rosane Bom, o evento se constitui em uma conquista histórica do IFSul pela inclusão, permanência e êxito dos estudantes. “Dessa forma, entendemos esses espaços de debates como possibilidade de construir valores positivos na instituição e desenvolver uma consciência coletiva da vida em sociedade a partir de movimentos sociais historicamente construídos e oriundos dos movimentos dos Direitos Humanos”, completa a dirigente.


Segundo os organizadores, o evento terá a participação de estudantes e servidores de diversos câmpus do IFSul, o que contribuirá para discussões e futuras ações nas unidades locais do Instituto. Está prevista também a realização de reuniões internas com os representantes dos Neabis de cada câmpus, membros do Depei, com o reitor Flávio Nunes e outros gestores da instituição para analisar as políticas institucionais de ações afirmativas.


Confira abaixo a programação:

Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: IF Sul