[IFSC Verifica] Reciclagem e reutilização: é possível transformar o lixo em lucro?

O Brasil produz cerca de 66,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos domiciliares e urbanos ao ano, uma média de pouco mais de um quilo por habitante a cada dia. Estão inclusos no cálculo materiais recicláveis secos como papéis, plásticos, metais, entre outros; resíduos úmidos, como restos de alimentos e podas de árvores; e os rejeitos, materiais que não podem ser reciclados ou reutilizados.


O post de hoje do IFSC Verifica vai mostrar quais as barreiras para ter um maior percentual de material reciclado no Brasil e como o uso da tecnologia pode ajudar a transformar os resíduos sólidos em matéria-prima para novos produtos, ajudando a preservar o meio ambiente, reduzindo a emissão de gases do efeito estufa e gerando emprego e renda.


A professora Elivete Carmen Clemente Prim, professora do curso técnico subsequente em Saneamento do Câmpus Florianópolis, e o coordenador do curso superior de tecnologia em Gestão Ambiental do Câmpus Garopaba, professor Juliano da Cunha Gomes, explicam o que é reciclagem e reaproveitamento, por que os índices de reciclagem no Brasil são tão baixos e o que podemos fazer para melhorá-los.


Conheça as iniciativas de estudantes do Câmpus Garopaba que utilizam tecnologia e boas ideias para transformar diversos tipos de resíduos sólidos em novos produtos e contribuem para a transformação social local.


Clique aqui para ler o post completo


Sobre o IFSC Verifica


O IFSC Verifica é um canal de comunicação voltado à produção de informação científica clara e confiável sobre sobre assuntos do cotidiano, contribuindo para o combate à desinformação. A equipe recorre aos pesquisadores do IFSC para encontrar respostas às principais dúvidas dos públicos estratégicos sobre ciência e tecnologia. As publicações são mensais, na página do canal no Portal do IFSC.


Veja todos os posts já publicados


Se você tiver alguma dúvida sobre ciência e tecnologia, envie para o e-mail verifica@ifsc.edu.br. É possível se cadastrar para receber os posts do IFSC Verifica por e-mail.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Coordenadoria de Jornalismo do IFSC