IFB é membro fundador da Rede Internacional Académica para a Lusofonia

O Instituto Federal de Brasília (IFB), representado pelo seu assessor de relações internacionais, Anderson Galvão, participou remotamente, nesta quinta-feira, 17, da sessão de constituição da Rede Internacional Académica para a Lusofonia (RIAL), que ocorreu durante III Simpósio de Economia e Gestão da Lusofonia, no Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém), em Portugal.


O convite para compor esta importante rede acadêmica foi feito pelo presidente do IPSantarém, João Moutão, e transmitido pessoalmente pelo pró-presidente para a Área de Internacionalização e Cooperação, João Samartinho, em sua visita ao IFB no mês de outubro, durante o ConectaIF 2022. Convite esse que foi prontamente acolhido pela reitora do IFB, Luciana Massukado.


A RIAL nasce do desejo de mais de vinte instituições de ensino e de pesquisa sediados em Portugal, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Angola em facilitar e fomentar a cooperação em nível internacional por meio da atuação em rede, contribuindo para a difusão do conhecimento entre as instituições sediadas nos países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o fortalecimento da língua portuguesa.  


Representando o Brasil, as reitoras do IFB, Luciana Massukado; do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Joaquina Nobre; e o reitor do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Odacir Zanatta, assinaram a Carta Compromisso para constituição desta importante rede internacional. Os três institutos integram a RIAL na qualidade de membros fundadores.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFB

Relacionados