O encerramento do XIV Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), realizado de 27 a 29 de agosto em Belém (PA), ocorreu no Salão Atlântico Sul do Hotel Sagres com a divulgação do Instituto Federal do Ceará (IFCE) como o próximo anfitrião do evento em 2026.
Este ano, o evento foi organizado pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) e contou com a presença de 12 institutos federais, a submissão de 980 trabalhos para apresentação em pôsteres, 18 trabalhos apresentados no Painel Meninas na Ciência, 22 minicursos, 18 equipes competidoras no Desafio Tecnológico da Batalha de Robôs, dez equipes no Desafio de Ideias, três fóruns e uma reunião de dirigentes, conferências, painéis, palestras, mesas redondas.
O pró-reitor de Pesquisa de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppg) do IFPA fez os agradecimentos a todos os estudantes, professores e técnicos que não mediram esforços para participar do Connepi. Agradeceu aos membros da comissão organizadora, os servidores do IFPA – Reitoria, Proppg, Ascom, Proex, Proad e Gabinete.
O diretor do Departamento de Pesquisa e Inovação do IFCE, Fábio Alencar Mendonça, em nome da pró-reitora de lá, falou da expectativa e responsabilidade de realizar o Connepi após 18 anos de realizarem a 3ª edição do evento em 2008. “Quero ressaltar que o Connepi é uma oportunidade dos pesquisadores discentes de nível técnico, graduação, pós-graduação de apresentar seus trabalhos. É uma forma de fortalecer a pesquisa e a inovação produzida no Norte-Nordeste. Convida a todos que venham para o nosso estado e nossa cidade que é linda e maravilhosa. Vamos estar esperando todo mundo lá em 2026”, convidou.
A cerimônia de premiação reuniu os três melhores trabalhos da Mostra Tecnológica, Painel Meninas na Ciência, Desafio de Ideias, Desafio Tecnológico – Robôs Mega e Robôs Mini, Trabalhos Científicos – Área de Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística Letra e Artes, Multidisciplinar.
Premiação Mostra Tecnológica
O Connepi premiou os três melhores trabalhos apresentados na Mostra Tecnológica. O trabalho “Tabaco verde: transformando cigarros apreendidos em insumos agrícolas”, dos pesquisadores e estudantes Diogo Henrique da Silva, Yan da Rocha, Ezequiel Lopes do Carmo, Otacilio Silveira Junior, Ananias Barreiros dos Santos Junior e Joabe Cardoso Nunes da Silva do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), campus Dianópolis, conquistou o 3º lugar.
O trabalho “Simulador para ensino da massagem cardíaca em gestante” dos pesquisadores Nelson Miguel Galindo Neto e Gustavo Henrique Alves Macedo, do Instituto Federal do Pernambuco (IFPE) campus Pesqueira, garantiu o 2º lugar. E”ECOSSENCE: Protótipo de extrator de óleo essencial de baixo custo” dos pesquisadores e estudantes Elias Carneiro Pinheiro, Efraim Menezes de Lima, Rodolfo Nascimento de Oliveira e Juliana Mesquita Vidal Martinez Lucena do Instituto Federal do Amazônas (IFAM), campus Presidente Figueiredo, conquistou o 1º lugar.
Premiação Desafio de Ideias
No Desafio de Ideias, os destaques foram os trabalhos “Biolab 3D” do IFPA, em 3º lugar; “SOS Interaction” do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em 2º lugar; e “Conecta Agro” do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), em 1º lugar.
“BIOLAB 3D” é uma pesquisa de Laísa Maria de Resende Castro, Maria Eduarda Cruz da Conceição, Gustavo Ângelo da Silva Araújo, Obedio de Sousa Albuquerque, Rita de Kássia da Costa Araújo. “SOS Interaction” é o trabalho de Kassandra Christiny Silva Mendes, Fernando Costa Fernandes Gomes, Ana Laura Melo de Souza, Hávyla Nathálya Santos Silva e Rebeca Luanny de Carvalho Costa. E o “Conecta Agro” foi desenvolvido por Maria Valéria Matias Nunes e Matheus Ricardo Carvalho Silva.
Premiação Desafio Tecnológico – Robôs Mega e Robôs Mini
Ao som da torcida feita pelos estudantes e servidores dos institutos participantes, a Batalha de Robôs foi uma emoção a mais no Connepi. O Instituto Federal do Pará (IFPA) assegurou, na categoria Mega Sumô, o 3º lugar e 2º lugar com as equipes Bond do campus Óbidos, e Cyborgirls do campus Paragominas. E o Instituto Federal do Pernambuco (IFPE) campus Palmares conquistou o 1º lugar com a equipe Bots Maker. Na categoria Mini Sumô, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) garantiu o 3º lugar com a equipe Hefesto do campus Catolé da Rocha e o 2º lugar com a equipe Grel do campus João Pessoa. E o Instituto Federal do Maranhão com a equipe Gipsy Danger, do campus Itapecuru Mirim, conquistou o 1º lugar.
A Batalha de Robôs é uma atividade do Desafio Tecnológico ocorreu na manhã e tarde do dia 29. Contou com a participação de oito equipes sendo elas do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Instituto Federal do Pará (IFPA), Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e Instituto Federal do Pernambuco (IFPE).
Confira o nome dos integrantes de cada equipe premiada na Batalha de Robôs:
Bots Maker: Julia Mikaela do Nascimento Silva, Pedro Victor da Silva Pereira e Josiel da cunha Silva;
Bond: Davi de Siqueira Freitas, Kamilla Rebeka de Amorim Souza e João Lúcio de Souza Junior;
Cyborgirls: Sthefany Ingrid Oliveira Costa, Lilian Souza Ferreira, Rafael Gomes Sousa;
Hefesto: Kalebe Barbosa Ferreira e Joelson Carvalho dos Reis;
Gipsy Danger: Yasmin Gabriely da Conceição Viana, Andressa Gracielly Nascimento Sardinha e Plácido das Chagas Soares Segundo;
Grel: Iorrana Gonçalves Alexandrino, Luan Júlio Freire Amorim, Weslley Araujo de Andrade Silva e Roberio Paredes Moreira Filho;
Premiação Painel Meninas na Ciência
Dos 18 trabalhos apresentados no Painel Meninas na Ciência, o IFPA conquistou o 3º Lugar com o trabalho “Beleza sustentável: desenvolvimento de um protótipo de cosmético natural e orgânico” apresentado pela estudante Keylla da Silva Simão.
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) garantiu o 2º lugar com a pesquisa “Relações étnico-raciais no IFRN campus João Câmara: Uma análise sobre as experiências sociais de discentes negros e indígenas no processo de integração à comunidade escolar” apresentado pela estudante Anne Carolayne Pereira da Silva Augusto. E o Instituto Federal do Amapá levou o primeiro lugar com o trabalho “Análise de solos em locais de crime: feminicídio” apresentado pela estudante Alicia Luizzi de Oliveira Pastana.
Premiação Trabalhos Científicos – Área de Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística Letra e Artes, Multidisciplinar
ÁREA CIÊNCIAS AGRÁRIAS
“Avaliação do potencial mercadológico de alimentos plant- based no Rio Grande do Norte: uma pesquisa de mercado sobre um produto tipo polpettine à base de fibra de caju e proteína” de autoria de Gisele Silva Santos,Amanda Alves de Araújo, Dayana do Nascimento Ferreira do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
“Análise da propagação do vírus da Hepatite C entre populações de maçarico-pintado (Actitis Macularius)” de autoria de Anderson de Jesus Falcão da Silva, Patrick Douglas Correa Pereira, Emanuel Ramos da Costa, Nara Gyzely De Morais Magalhães Q, Diandra Araújo da Lúz, Cristóvam Guerreiro Diniz do Instituto Federal do Pará (IFPA).
CIÊNCIAS DA SAÚDE
“Impacto da atividade física online na saúde dos adolescentes: prevenção da obesidade” de autoria de Lucas Emanuel da Silva Barbosa, Maria Júlia da Silva Santos, Thayná Mylena Ferreira De Oliveira, Ulisses Bezerra Viana Filho, Marcelo de Almeida Buriti do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
“Variabilidade temporal da chuva no município de Baião (PA): uso de sensoriamento remoto” de autoria de Rayane da Silva Ferreira, Marcos Ronielly da Silva Santos, Francisca Socorro Peixoto, Monique Sandra Oliveira Dias Barreto do Instituto Federal do Pará (IFPA).
CIÊNCIAS HUMANAS
“LUPA APP: a tecnologia mediando o planejamento e acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem de alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA” de autoria de Floriza Gomide Sales Rosa Meireles, Francisco Adelton Alves Ribeiro, Aldair Silva De Araújo, Marcelo Lima Pereira do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
“A importância das unidades de conservação da natureza no cálculo do índice de área verde: reflexões sobre o indicador ambiental na Região Político-Administrativa - 04 do município de Recife-PE” de autoria de Gerlany Lacerda Dias, Lucas de Melo Falcão, Vânia Soares de Carvalho, Ioná Maria Beltrão Rameh Barbosa, Aida Araújo Ferreira do Instituto Federal do Pernambuco (IFPE).
ENGENHARIAS
“Estudo comparativo da resistência mecânica de fios awg e fios de ligas de alumínio reforçadas com nanotubo de carbono” de autoria de Moisés Morais Lima, Eric Antony Vinhaes Prohmann do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).
LINGUÍSTICA LETRAS E ARTES
“As vozes como recurso de construção de posicionamento em notícias veiculadas na mídia podcast” de autoria de Gabriela Oliveira Modos, Maria Clara Cavalcante, Meire Celedonio da Silva do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
MULTIDISCIPLINAR
“Criação e produção de videoaulas com acessibilidade comunicacional: a experiência do projeto YAI” de autoria de Lorena Vieira Lopes, Wallace Oliveira Nunes Júnior, DALMIR PACHECO DE SOUZA do Instituto Federal do Amazônas (IFAM).
A cerimônia foi encerrada pela Reitora do IFPA, Ana Paula Palheta Santana, que afirmou que a participação de todos os institutos no Connepi, em Belém, superou as expectativas de quantitativo de trabalhos e de participantes. Ela destacou a qualidade dos trabalhos apresentados em todas as atividades e, em especial, na Mostra Científica, no Desafio de Ideias e no Painel Meninas na Ciência, e afirmou que a Rede Federal alcançou uma maturidade que coloca a Amazônia na rota nacional da pesquisa e inovação.
“O IFPA deixa um ótimo legado de boa convivência, integração entre as regiões e de resultados. O Connepi nos permitiu pensar e repensar o que fazemos nos Institutos Federais. Ver resultados que impulsionam a Rede Federal e nos permite mostrar que tudo que fazemos é com qualidade”, concluiu.
No palco, a reitora do IFPA exortou a todos a saírem do evento e onde estiverem façam o melhor. “Apontem as soluções e façam do seu lugar um lugar mais saudável e melhor. Viva o Connepi! Viva a Rede Federal! Viva vocês!! O Connepi 2024 já deixa saudades”.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Assessoria de Comunicação do IFPA
Foto: Arquivo IFPA