Conservação e sustentabilidade na Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba. Esse foi o tema de um evento promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) Ambiental do CEFET-MG no dia 22 de agosto no campus Nova Suíça (BH).
O evento buscou difundir as ações e as funções do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (CBH Paraopeba), dentre elas outorga de água, recebimento de denúncias e de contaminação da água, visitas aos locais de outorga, cobrança pelo uso da água, dentre outras. O professor do Departamento de Ciência e Tecnologia Ambiental (DCTA) Arnaldo de Oliveira Júnior abriu o encontro, apresentando a equipe do PET e destacando os principais projetos desenvolvidos pelo grupo.
A atividade principal foi a palestra “Conservação e sustentabilidade na bacia hidrográfica do Rio Paraopeba”, promovida pelo Conselheiro do CBH Paraopeba Altino Rodrigues Neto. De acordo com o professor Arnaldo, a palestra buscou estreitar a interface entre academia e ações práticas do Comitê, “proporcionado ganho de conhecimentos relacionados à gestão e ao planejamento de recursos hídricos, além de políticas públicas, impactos socioambientais, economia, entre outros conhecimentos de gestão.”
Durante o encontro, o presidente do CBH Paraopeba, Heleno Maia, disponibilizou vagas de estágio para alunos do curso de Engenharia Ambiental e do técnico em Meio Ambiente para atuação no Comitê.
Além do presidente e do conselheiro do CBH Paraopeba, também marcaram presença na atividade secretários do Comitê; uma representante da empresa Vale, que esclareceu dúvidas sobre acidente com barragem no curso do Rio Paraopeba; e alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e do curso técnico em Meio Ambiente.
Integram o PET Ambiental os estudantes Esther dos Anjos, Lays Menezes e Pedro Henrique Cunha e os tutores Arnaldo Freitas, Gisele Vimieiro e Daniel Brianesi.
CBH Paraopeba
Atualmente, o CEFET-MG possui representação na CBH Paraopeba por meio dos professores do DCTA Arnaldo de Oliveira Júnior e Frederico Keizo.
A bacia ocupa área de 2.054,25 km² – 5,14% do território da bacia do rio São Francisco. Em toda bacia estima-se uma população de 1.318.885 milhão habitantes. Ela é uma das principais do Sistema de bacias do São Francisco (SF3).
Diretoria de Comunicação Conif
Texto: Secom/Cefet MG
Foto: Arquivo Cefet MG