Os bolsistas Jovens Talentos do Campus Campos Guarus participaram, no dia 25 de novembro de 2022, da XX Jornada Científica Jovens Talentos para Ciência, no Centro de Convenções Oscar Niemeyer - UENF. Este ano, a comissão organizadora dividiu a Jornada em três eventos: no Sul do Estado, em Pádua e no norte fluminense, envolvendo os municípios de Campos dos Goytacazes, Quissamã, Macaé e São João da Barra.
Os bolsistas apresentaram suas pesquisas através de posters, que foram avaliados e premiados. No IFF campus Campos Guarus os seguintes projetos foram premiados na XX Jornada Jovens Talentos:
Introdução à Programação Linear no Ensino Médio
Bolsistas: Raphael Monteiro França e Matheus de Oliveira Carvalho Nunes
Coordenador : André Soares Velasco
Premiação: 3º Lugar na área de Exatas
Desenvolvimento de microestações meteorológicas para identificação e monitoramento de microclimas urbano na região de Campos dos Goytacazes.
Bolsistas: Lorenna Mendes Caetano, Ana Carolina Souza Almeida Nogueira
Coordenador: Rogério de Avellar Campos Cordeiro
Premiação: 3º Lugar na área de Ciências Biológicas
Os bolsistas Raphael Monteiro e Matheus de Oliveira ressaltaram que foi muito interessante estar lá representando uma instituição como o IFF Guarus e conseguir uma premiação. Segundo eles, o projeto é muito importante para a formação acadêmica, pois os auxiliam bastante em diversos aspectos, fazendo com que eles evoluam na área trabalhada. Os bolsistas também destacam a importante parceria que possuem com o orientador do projeto, o professor André Velasco.
Segundo Ana Carolina Sousa, participar dos Jovens Talentos foi muito legal, principalmente por ser algo novo. A interação com todos os alunos presentes e os projetos foi realmente incrível. "Poder mostrar junto da colega Lorenna Mendes o projeto, orientado pelo professor Rogério Avellar, foi de extrema importância para a minha formação acadêmica. O programa Jovens Talentos abre portas para nós, jovens de hoje em dia, que buscamos uma visão mais ampla de projetos para melhorar nosso mundo", completou a aluna.
O Diretor de Pesquisa, Extensão e Inovação do IFF campus Campos Guarus, professor Thiago Ribeiro Nunes, enfatiza a importância dos programas de pré-iniciação científica como forma de desmistificar a produção e o consumo de conhecimento científico para estudantes do ensino médio-técnico. "Parabenizo os premiados e agradece à FAPERJ e a todos os servidores e bolsistas envolvidos em projetos Jovens talentos. Ao inserir os jovens cada vez mais cedo no mundo da pesquisa, estamos cada vez mais contribuindo para a formação de futuros pesquisadores, além de promover um ensino de mais qualidade, integrado à pesquisa, e a consequente emancipação intelectual dos nossos estudantes", finalizou Thiago.
Assessoria de Comunicação do Conif
Texto: Ascom IFF