Instituto Federal Fluminense
IFF
Histórico
A História do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) começou a ser construída no início do século passado, com Nilo Peçanha, o então Presidente da República, que criou por meio do Decreto N.º 7.566, de 23 de setembro de 1909, as Escolas de Aprendizes Artífices, com o propósito de educar e proporcionar oportunidades de trabalho para os jovens das classes menos favorecidas.
A princípio, o Decreto sancionava a implantação das Escolas de Aprendizes Artífices nas capitais dos estados, excepcionalmente, a do Estado do Rio de Janeiro foi instalada em Campos dos Goytacazes, cidade do Norte Fluminense, em janeiro de 1910.
Atualmente, o IFFluminense encontra-se em 12 municípios do estado do Rio de Janeiro, com uma malha espacial que alcança 12 campi, um Polo de Inovação, um Centro de Referência em Tecnologia, Informação e Comunicação na Educação, uma Unidade de Formação e a Reitoria, reunindo 15.666 estudantes, 1.665 servidores ativos, sendo 713 Técnico-administrativos em Educação e 952 professores.
Esse desenho tem como base os municípios de Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Cambuci e Santo Antônio de Pádua na região Noroeste Fluminense; Cordeiro, na região Serrana; Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Quissamã e Macaé na região Norte Fluminense; na região das Baixadas Litorâneas, o de Cabo Frio; e os municípios de Itaboraí e Maricá na região Metropolitana.
No movimento de ocupação deste território, o Instituto atua com oferta verticalizada, com a formação inicial e continuada, os Cursos Técnicos de Nível Médio; as Licenciaturas, os Cursos Superiores de Tecnologia e os Bacharelados, estendendo-se a oferta de formação até a pós-graduação lato e stricto sensu.
A interiorização do IFF merece registro importante na medida em que multiplicou oportunidades de acesso à educação de milhares de jovens e adultos, ampliando o direito ao conhecimento e ao trabalho, por meio da educação inicial e continuada de trabalhadores e da formação técnica de nível médio ou em nível superior, forçando mudanças estruturais na pirâmide social.
Reitor
Victor Saraiva - Bacharel e licenciado em Ciências Biológicas, mestre em Ciências Biológicas e doutor em Ciências, com pós-doutorado em Bioquímica de Micro-organismos pela UFRJ. Desde 2008, ele atua como professor no IFF. Além disso, já ocupou os cargos de coordenador de Ensino Superior e Pesquisa e de diretor de Administração.
Eixos Tecnológicos
- Ambiente e Saúde
- Controle e Processos Industriais
- Gestão e Negócios
- Informação e Comunicação
- Infraestrutura
- Produção Alimentícia
- Produção Industrial
- Recursos Naturais
- Segurança
- Turismo, Hospitalidade e Lazer
Linhas de Pesquisa
- Educação Profissional e Tecnológica
- Processos de Ensino e Aprendizagem mediados por TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação)
- Políticas Públicas, Cultura e Gestão nas instituições da RFEPCT
- Arquitetura da Paisagem
- Gestão de Recursos Hídricos
- Avaliação Ambiental
- Tecnologias para o Meio Ambiente
- Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão
- Energias Renováveis
Contato
Instituto Federal Fluminense (IFF)
Rua Coronel Walter Kramer, 357 – Parque Santo Antônio. Campos dos Goytacazes, RJ. CEP 28080-565
(22) 2737-5600
reitoria@iff.edu.br
iff.edu.br
Rômulo dos Santos Rangel
romulo.rangel@iff.edu.br