Colégio Pedro II
CPII
Histórico
Fundado em 2 de dezembro de 1837, o Colégio Pedro II (CPII) é uma das mais tradicionais instituições públicas de ensino básico do Brasil. Ao longo de sua história, foi responsável pela formação de alunos que se destacaram por suas carreiras profissionais e influência na sociedade. Seu quadro de egressos possui presidentes da República, músicos, compositores, poetas, médicos, juristas, professores, historiadores, jornalistas, dentre outros.
Em seus mais de 180 anos, o CPII passou por períodos de expansão e modernização sem deixar de lado as características que o tornaram referência no cenário educacional brasileiro. Equiparado aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, com a sanção da lei 12.677/12, o Colégio Pedro II conta com 14 campi, distribuídos nos municípios do Rio de Janeiro (12 campi), Niterói (01 campus) e Duque de Caxias (01 campus). O CPII também possui um Centro de Referência em Educação Infantil, localizado no bairro carioca de Realengo.
Com mais de 12 mil alunos, o CPII oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e Integrado, Educação de Jovens e Adultos (Proeja), além de cursos de graduação e pós-graduação.
Reitora
Ana Paula Giraux Leitão Oscar - Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, é mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Linguística aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa. Ingressou no Colégio Pedro II em 1986.
Eixos Tecnológicos
- Ambiente e saúde
- Gestão e Negócios
- Produção Cultural e Design
- Informação e Comunicação
- Turismo, Hospitalidade e Lazer
- Desenvolvimento Educacional e Social
Linhas de Pesquisa
- A formação de professores na escola
- A literatura contemporânea e o leitor do cotidiano
- Ações Inovadoras no Ensino Básico
- Análise do perfil genético e motor de crianças e adolescentes com necessidades específicas.
- Animação 2D e 3D
- Animação e Jogos
- Aplicações de Robótica e Multimídia
- Ciência, Ambiente e Sociedade
- Ciências humanas: ensino e perspectivas
- Ciências humanas: extensão e saberes interdisciplinares
- Clássicos em sala de aula
- Complexidade e Corporeidade
- Correspondência de músicos e artistas
- Cultura de massa e o ensino de literatura
- Cultura e Sociedade/Ensino e Aprendizagem de Matemática
- Currículo e Ensino
- Currículo, planejamento e avaliação em
- Matemática/Educação Matemática
- Diversidade no Espaço Escolar
- Educação científica: as tecnologias educativas no processo de ensino e aprendizagem
- Educação Estatística/Laboratório de Matemática
- Educação física, intervenções socioculturais e inclusão escolar
- Educação Matemática no Ensino Básico
- Educação Musical
- Educação, Tecnologia e Inovação
- Ensino de Geografia e Cartografia Tátil
- Ensino de geografia e pensamento espacial
- Estudo das bases antropológicas, filosóficas e psicomotoras do movimento humano
- Estudo sobre as relações da Educação
- Psicomotora com o ensino e a aprendizagem
- Estudo sobre o perfil pessoal, genético, corporal e físico de atletas
- Etnomusicologia
- Feminismos e Educação Antissexista
- Grupo de Estudos em Ciências Sociais e Memória
- Historiografia: Música e Educação
- Inclusão no Ensino Básico
- Infância, Linguagem e Filosofia
- Laboratório de criação e produção musical
- Laboratório de Criatividade, Inclusão e
- Inovação Pedagógica (LACIIPED)
- Linguagens e Letramentos no Ensino Básico
- Linguagens e Letramentos no Ensino Básico Letramento literário
- Linguagens: tecnologias e saberes
- Literatura e Direitos Humanos
- Literatura e identidade
- Literatura e Mídia: novos diálogos
- Literatura e outras linguagens no Ensino Básico
- Literatura infantojuvenil e a formação do leitor
- Literatura, discurso e identidade
- Mentalidades em Matemática
- Metodologias e Estratégias Inovadoras para o Ensino de Humanidades na Escola Básica
- Modelo de formação esportiva para os estudantes do Colégio Pedro II
- Pensamento computacional no Ensino Fundamental
- Perfil Genético e Coordenativo de Pessoas com Necessidades Específicas
- Pesquisa e Extensão em Educação em
- Direitos Humanos
- Poesia brasileira contemporânea
- Poesia e canção: gêneros em diálogo
- Poesia moderna e modernista
- Práticas de Linguagens, Literatura, Humanidades e Ensino
- Práticas musicais em processos de ensino e aprendizagem e música
Processos Avaliativos, Educação e Inclusão - Residência Docente e Formação do
- Professor: Práticas, Recursos e Materiais
- Pedagógicos
- Robótica Educacional
- Tecnologia no Ensino Básico
- Teoria Social Cognitiva Ensino e Aprendizagem
Contato
Colégio Pedro II (CPII)
Campo de São Cristóvão, 177, 3°andar – São Cristóvão. Rio de Janeiro, RJ. CEP 20921-903
(21) 2163-5841
reitoriagab@cp2.g12.br
cp2.g12.br