Entre os dias 5 e 6 de novembro, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG) – campus Divinópolis sediou a 1ª Conferência dos Docentes de Moda da Rede Federal de Ensino (CODMODA). O encontro reuniu representantes de instituições que possuem cursos e docentes atuantes na área da Moda. A participação ocorreu tanto de forma presencial quanto remota.
Ao longo dos dois dias de programação, a conferência promoveu painéis e mesas-redondas que discutiram temas essenciais para o fortalecimento dos cursos de Moda na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Entre os assuntos abordados estiveram Ensino, Pesquisa, Extensão, gestão institucional, aquisição de materiais, recursos, desafios estruturais e evasão escolar.
De acordo Regis Puppim, professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Campus Aparecida de Goiânia, o momento permitiu a partilha de experiências entre os participantes.
“Foi um momento muito rico. Na ocasião, percebemos dificuldades em comum, por vezes regionais, por outras, presentes em toda a Rede. Também tivemos a oportunidade de compartilhar experiências exitosas de superações desses obstáculos, fazendo com que cada um de nós possa aplicar de modo reflexivo e crítico essas boas práticas na respectiva instituição, melhorando a performance em sala de aula, a gestão, o lidar com os estudantes”, explica Puppim.
Criação da ADMODA
No encerramento do evento, os participantes realizaram uma plenária que aprovou, por unanimidade, a criação da Associação Nacional dos Docentes de Moda da Rede Federal de Ensino (ADMODA). A nova entidade surge com o propósito de atuar como órgão deliberativo e representativo da categoria, oferecendo subsídios para consultas de instâncias como o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Ministério da Educação (MEC).
O professor Régis, eleito presidente da associação, destacou a relevância da área para a Rede de EPCT. “A importância do curso de Moda é enorme, porque realizamos formações técnicas e tecnológicas voltadas para as experiências e necessidades locais de cada instituição e campi, formando profissionais capacitados e humanizados. A cadeia produtiva de Moda é bastante carente dessa mão de obra especializada e específica, e o que discutimos na nossa conferência foi justamente a percepção e a melhoria que podemos promover na vida profissional dos estudantes”.
Ele também comentou sobre sua eleição e sobre os próximos passos da ADMODA.
“Eu me sinto extremamente honrado por poder, neste momento, representar tantas instituições e tantos colegas qualificados e profissionais. Minha função principal agora será conduzir a elaboração do nosso estatuto para que consigamos colocar, em prática, as funções da associação”, conclui.
Diretoria de Comunicação do Conif
Foto: Arquivo Pessoal