O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Barra do Corda realizou, entre maio e novembro de 2024, o projeto de extensão “Ze’eg umàno ‘ym ma’e” (Língua Viva!), coordenado pelo Técnico em Assuntos Educacionais Thiago Silva. A iniciativa, selecionada pelo Edital de Projetos de Extensão nº 14/2024, promoveu a valorização da língua e cultura Tentehar-Guajajara, demonstrando o compromisso do IFMA com a inclusão social e a preservação das manifestações culturais locais.
Barra do Corda destaca-se por abrigar mais de cinco mil indígenas, sendo um território rico em diversidade cultural. A Terra Indígena Cana Brava/Guajajara é território dos Tentehar-Guajajara, cuja língua foi reconhecida como cooficial pela Lei Municipal nº 900/2020. Diante desse cenário, o IFMA tem desenvolvido ações para contribuir com a preservação do patrimônio linguístico e cultural.
O projeto resultou na produção de sete vídeos inclusivos, que foram apresentados em português, Tentehar-Guajajara e com tradução em Libras feita pela intérprete e coordenadora do Departamento de Ações Indígenas (DAI), Luânia Paiva. Os vídeos foram publicados mensalmente no Instagram do IFMA Campus Barra do Corda e abordaram temas como saudações básicas, estrutura fonética e a relação entre língua e cultura.
A iniciativa contou com a participação ativa dos indígenas Melquias Cabral Guajajara, professor na aldeia Três Irmãos, e Ingryd Alcântara, aluna do IFMA e moradora da aldeia Tukumã. Outros membros das comunidades também contribuíram, fortalecendo o protagonismo indígena no projeto.
Com alcance de aproximadamente 30 mil pessoas, os vídeos atingiram até 8.966 visualizações por episódio, demonstrando que o “Língua Viva” teve significativo impacto social e engajamento nas redes sociais. A ação representa um marco no fortalecimento da identidade indígena e no combate à discriminação.
O projeto reforça o papel do IFMA Campus Barra do Corda como agente transformador, promovendo o respeito e a valorização das culturas locais, além de contribuir com a preservação da identidade indígena.
Confira os episódios do projeto “Língua Viva”:
Episódio 1 – Apresentação da proposta
Descrição: Introdução ao projeto, destacando objetivos e importância.
Acesse aqui
Episódio 2 – Saudações básicas na língua Tentehar-Guajajara
Descrição: Ensinando formas de saudação na língua indígena.
Acesse aqui
Episódio 3 – As vogais Tentehar-Guajajara
Descrição: Exploração das vogais e sons específicos da língua.
Acesse aqui
Episódio 4 – A relação homem-natureza na língua Tentehar-Guajajara
Descrição: Como a língua reflete a relação cultural com a natureza.
Acesse aqui
Episódio 5 – Singular e plural em termos nominais
Descrição: Detalhes sobre a marcação de número na língua.
Acesse aqui
Episódio 6 – Expressões sobre o tempo na língua materna
Descrição: Expressões relacionadas ao tempo na língua Tentehar-Guajajara.
Acesse aqui
Episódio 7 – Encerramento
Descrição: Conclusão do projeto com reflexões e agradecimentos.
Acesse aqui
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Assessoria de Comunicação do IFMA
Foto: Arquivo Pessoal