Aprofessora de educação física do IFF Campus Campos Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF) Lilliany de Souza Cordeiro está desenvolvendo uma pesquisa em curso de doutorado que tem como objeto de estudo o efeito da atividade física para idosos sedentários. O objetivo da pesquisadora é "verificar a influência do treinamento resistido (musculação) em variáveis morfológicas, fisiológicas e cognitivas".
Em seus estudos, a professora constatou na literatura que a modalidade de musculação pode se adaptar a qualquer indivíduo para ganhos de força, melhora no equilíbrio, ganho na autonomia funcional nas atividades da vida diária e modificações morfológicas que potencializam os resultados, além da melhora na qualidade de vida. Melhora também a capacidade cognitiva, autoestima e bem estar mental e emocional.
Ela já trabalha com um grupo de idosos que praticam a modalidade na academia existente no Ginásio de Esportes Fernando Duncan. Agora, há vagas para a formação de uma nova turma. "Estou ofertando 15 vagas na musculação para novos voluntários acima de 60 anos que estejam sedentários. As inscrições vão até dia 5 de dezembro. O início do treinamento será no dia 03/02/2026.
Benefícios já sentidos por praticantes
Gilda Rangel Nascimento chegou a ter séria limitação por conta de artrose. Ela descobriu na musculação que além de atender à prescrição médica, a atividade trouxe ganhos substanciais no dia a dia.
"Eu fiquei um mês sem poder andar por conta de uma artrose no joelho diagnosticado em grau 3. E o médico me disse: ou faz musculação ou vai atrofiar mais ainda Hoje, depois da musculação, consigo me ajoelhar, subir, escadas e, no trabalho, nem se fala, pois sou diarista. Esta sendo maravilhoso esse projeto, pois não só tem me ajudado na parte física, mas também no meu psicológico, pois me ajuda a esquecer os problemas, Espero que continue. Lilliany tem muito cuidado com todos nós e os estagiários também são muito cuidadosos e atenciosos com todos".
Outro praticante da musculação que sentiu mudanças depois que iniciou a atividade é Francisco Rodrigues Frederico. "Tenho me sentido mais forte, mas disposto e com muito mais energia para enfrentar o meu dia. Minha força e resistência evoluíram bastante e também ganhei mais massa corporal. Além dos benefícios físicos, notei uma melhora no meu sono, no controle do estresse e, principalmente, na minha autoestima. A musculação trouxe mais disciplina para minha rotina e me fez sentir melhor comigo mesmo e mais vivo. Tem sido uma transformação real e contínua, por dentro e por fora".
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Antonio Barros/Ascom do Campus Campos Centro IFFluminense
Foto: Arquivo Pessoal