Pesquisadora cria guias para organizar grupos de familiares de estudantes autistas

Um guia metodológico que busca promover a organização de grupos de discussão com familiares de estudantes com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Esse produto inovador foi desenvolvido pela egressa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do CEFET-MG (ProfEPT) Valéria de Sousa em conjunto com o orientador e professor do Departamento de Geociências, Matusalém de Duarte.


O guia “Ressignificação da história de vida de pais de autistas” é um conjunto de fichas compiladas destinadas aos núcleos de apoio à inclusão de instituições de ensino, inclusive do CEFET-MG, aos gestores e trabalhadores da educação, às empresas e às ONGs, entre outros públicos. O objetivo é colaborar para a organização de grupos de discussão a respeito de temas relacionados à trajetória da família de autistas na sociedade.


O produto traz fichas com o título do encontro, objetivos, questões para orientar a discussão, orientações pedagógicas, encaminhamentos e sugestões bibliográficas de apoio, abrangendo seis grandes temas de discussão: “O diagnóstico do TEA e os impactos na família”, “As mudanças na vida da família”, “As dificuldades da família diante do cotidiano”, “Rede de apoio às famílias”, “As expectativas da família frente à escola e à sociedade” e “As expectativas diante do mundo do trabalho”.


Inovação


Os pesquisadores explicam que a ideia nasceu a partir das conversas com os pais de autistas nas entrevistas e em grupo focal. “Percebemos, através de uma escuta qualificada, a necessidade de um material que fosse de encontro às demandas percebidas durante o processo desenvolvido com esses sujeitos, que tinham o mesmo propósito, com ideias diferentes, para alcançar o mesmo fim”.


A defesa de mestrado de Valéria aconteceu em agosto, mas, mesmo tão recente, o produto já foi avaliado por profissionais de diferentes áreas: arquitetos, designers gráficos, pedagogos, educadores e pais de estudantes com TEA.


“Consideramos ser um produto inovador, pela escassez desse tipo de material, que oriente grupos de discussão, e por ter o retorno dos pais que participaram do grupo focal, oferecendo mais espaços e tempos disponíveis para esse tipo de diálogo entre as famílias, de forma a fomentar uma rede de troca e socializar as angústias desse grupo”, avalia.


Para os pesquisadores, trata-se de um recurso de intervenção aberto às inovações e demandas da sociedade. Os interessados podem fazer o download, utilizar a ferramenta e ampliar o uso, criando novas fichas para atendimento aos diversos contextos.

Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom/CEFET MG
Foto: Arquivo CEFET MG

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