Oportunidade: Prêmio UNESCO de Educação para a Cidadania Global

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) contribui com a divulgação do lançamento do Prêmio de Educação para a Cidadania Global (ECG), promovido pela UNESCO, uma iniciativa inédita criada em 2024 com o apoio da República da Coreia. O prêmio reconhece e valoriza projetos de destaque que promovem a Educação para a Cidadania Global em todo o mundo, contribuindo para sociedades mais justas, inclusivas, sustentáveis e pacíficas. A edição inaugural de 2025 está com chamada aberta para candidaturas até 1º de setembro de 2025.  


Serão premiados dois projetos, um em cada uma das seguintes categorias: 

  • Organizações lideradas por jovens.
  • Outros agentes: indivíduos, instituições, ONGs ou demais entidades.

Cada projeto vencedor receberá US$ 50.000 e será reconhecido internacionalmente por seu impacto transformador. Em um contexto de desafios globais crescentes — como conflitos armados, mudanças climáticas, discursos de ódio e desigualdades estruturais —, a Educação para a Cidadania Global desempenha um papel essencial na formação de cidadãos conscientes, engajados e preparados para atuar local e globalmente. 


A ECG busca desenvolver competências cognitivas, sociais, emocionais e comportamentais, promovendo o respeito aos direitos humanos, o pensamento crítico, a inclusão e a cultura de paz. A proposta é envolver todos os níveis e modalidades de ensino, formais e não formais, em uma construção coletiva por um futuro mais equitativo. Não perca esta oportunidade de dar visibilidade a iniciativas transformadoras e de fazer parte de um movimento global por uma educação comprometida com a paz e a justiça social. 


O prazo para submissão de candidaturas à Comissão Nacional do Brasil para a UNESCO encerra-se no dia 01 de setembro de 2025. Clique aqui para mais informações, ou, caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato com a Secretaria do Prêmio por meio do e-mail: GCEDPrize@unesco.org.   


Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Diretoria de Comunicação Social do IFMA

Relacionados