IFMA participa de encontro nacional de editoras

O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) participou da sétima edição do Encontro Nacional de Editores da Rede Federal (Enedif 2023) – principal evento da Rede Federal de Editoras.

Com o tema “Humanização no trabalho editorial em tempos de inteligência artificial”, o evento foi sediado pelo Instituto Federal Catarinense (IFC).

Realizado no formato on-line, no final de outubro, o Enedif 2023 contou com uma programação integrada por palestras, mesas-redondas, apresentações culturais, minicursos e lançamento de livros.

Durante evento, houve o lançamento, on line, do livro “Lembranças feitas à mão”, de autoria da professora Daniele Segadilha, do IFMA Campus Monte Castelo. A obra é resultado da dissertação apresentada pela autora no Programa Interdisciplinar de Sociedade e Cultura, em 2012, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Segadilha é especialista em Arte Visuais (SENAC) e licenciada em Educação Artística (UFMA).

Com atuação na docência desde 2004, com o Ensino de Arte nos segmentos do Ensino Fundamental, Médio e Superior, é professora na área Arte, no IFMA, há doze anos. Coordena, desde 2020, projeto de pesquisa PIBIC/Ensino Médio com foco na história de vida de bordadeiras de indumentárias do Bumba-meu-boi, a partir da história oral.

Ela integra o Grupo de Estudos de Gênero e Identidade, realiza oficinas de bordado livre com adultos e adolescentes e pesquisa sobre gênero, bordado, artesanato, educação, arte, memória e corpo.

O encontro da autora com as bordadeiras patoenses aconteceu com a sua mudança de domicílio para a cidade de São João dos Patos, ao assumir o cargo de professora no IFMA, como arte-educadora. “Ao chegar na cidade, na época, fui tomada pela cena de uma bordadeira no seu ofício, na porta de sua casa, cena incomum numa capital, infelizmente”, relembrou.

No decorrer tempo, ela passou a conviver com outras mulheres que bordam. “Elas estavam por todas as partes: nas praças, nas portas de suas casas, no intervalo do emprego formal”, informou.


Inicialmente, ela iniciou a sua pesquisa por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC Jr), com o objetivo de conhecer e registrar o aspecto visual e formal dos bordados patoenses. ”Após dois anos de pesquisa, ingressei no programa de pós graduação e decidi pesquisar as bordadeiras a partir de suas histórias de vida, tendo como eixo norteador o bordado , o trabalho e o gênero pois bordar foi historicamente concebido como um ‘fazer feminino’.”, destacou.


Catálogo nacional

A Editora IFMA (EdIFMA) participou, ainda, do Enedif 2023, com a integração do seu acervo, pela primeira vez, no catálogo 2023.ENEDIF, com 6 obras publicadas em 2023. O catálogo consolida o trabalho conjunto das editoras dos Institutos Federais.

“Temos buscado a integração às ações da rede de editoras dos Institutos Federais, de forma a ampliar parcerias e promover o intercâmbio de ideias”, explicou a diretora da EdIFMA, Flávia Arruda de Sousa. “Pretendemos adotar as melhores práticas editoriais, promover e participar de capacitações junto aos editores científicos de toda a rede”, complementou.

Acesse as obras do IFMA que integram o catálogo nacional:

1 Caderno de Bolsa: olhares sobre a diversidade, por Nila Michele Bastos Santos (org.);

2 Bolsa de Desenvolvimento Institucional da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Inovação do IFMA, por Antonio Francisco Menezes da Silva Filho, Daniel Lima Gomes Júnior; Diego Deleon Mendonça Macedo; Georgiana Eurides de Carvalho Marques; José Raimundo Duarte; Lucia Guezo Almeida da Silva;Lucas José Rocha; Priscilla Maria Ferreira Costa; Rogério de Mesquita Telles, Saulo Cardoso e Thaiana de Mello Carneiro;

3 Olhares sobre o sertão maranhense, por Camila Ferreira Santos Silva e Paulo Eduardo Oliveira Santos (Organizadores);

Relacionados