O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Itapecuru-Mirim já deu início ao curso de Artesã de Pintura em Tecido para mulheres quilombolas da região. A capacitação é ofertada na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), por meio do Programa Mulheres Mil / Bolsa Formação.
O início das atividades ocorreu no dia 18 de junho, com uma cerimônia realizada no território quilombola Oiteiro dos Nogueiras, onde estão sendo ministradas as aulas. O curso tem duração de quatro meses, e a turma é formada por 40 mulheres das comunidades de Oiteiro dos Nogueiras, Oiteiro BR, Jaibara dos Nogueiras, Cantagalo e Cajazeiras, todas no município de Itapecuru-Mirim. A ação conta com o apoio da prefeitura municipal.
A aula inaugural havia sido realizada dia 22 de janeiro na sede do Campus Itapecuru-Mirim. No mês de março, foi realizada uma ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher na própria comunidade, mas por razões técnicas o curso somente pode começar em junho.
A coordenadora do curso é a professora de Sociologia Katiúscia Pinheiro. “O Curso Artesã de Pintura em Tecido é uma oportunidade das mulheres quilombolas se capacitarem para o aumento de sua renda e acima de tudo uma chance de reafirmar sua importância como sujeitos históricos frente ao Racismo Estrutural que assola o país contra o qual elas são símbolo vivo de resistência”, pontuou a docente.
O professor Inaldo Lisboa, diretor-geral do Campus Itapecuru-Mirim, lembrou que o município possui mais de 74 comunidades quilombolas certificadas e muitas que ainda não obtiveram a certificação. “A oferta desse curso fortalece a ação de extensão do IFMA e sua política de inclusão, além de nos aproximar cada vez mais das comunidades tradicionais”, avaliou.
O processo seletivo foi feito por meio de um edital que priorizou mulheres em situação de vulnerabilidade social. Na cerimônia do último dia 18 de junho, foram entregues os kits para as aulas do curso. No fim, houve uma atividade cultural com a apresentação de Cacuriá com crianças da comunidade – muitos filhos das alunas do curso.
Estiveram presentes no evento a coordenadora sistêmica do Programa Mulheres Mil no IFMA, Dayse Rocha; as representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Elinalva Moreira e Renata Belfort; o diretor-geral do Campus Itapecuru-Mirim, Inaldo Lisboa; o diretor de Administração e Planejamento, Joabe Souza; a coordenadora do curso, Katiúscia Pinheiro; e os servidores Humberto da Silva e João Batista Melo, que também integram a equipe do projeto.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Ascom IFMA
Foto: Arquivo IFMA