IFB Campus Brasília debate representatividade da mulher surda

Na tarde de sábado, 23 de março de 2024, foi realizado o primeiro encontro de Mulheres Surdas no IFB Campus Brasília. O evento reuniu cerca de 40 participantes para debater sobre temas como representatividade da Mulher Surda na educação, nos esportes e no Brasil.


As convidadas para o debate foram Mariana Siqueira, Margot Marinho e Deborah Dias de Souza. O evento foi organizado pelo Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), com o apoio do grupo de pesquisa em Educação Inclusiva e Equidade (PEIE) e da Direção de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão (DRPE) do Campus Brasília.


Mariana Siqueira é Surda oralizada e ficou emocionada com o convite do IFB para que ela pudesse palestrar sobre a invisibilidade das mulheres surdas no DF e a falta de cumprimento da legislação vigente. Mariana estava presente com sua mãe que estava igualmente emocionada.


A professora Margot Marinho é professora aposentada da Secretaria de Educação do DF e destacou que a iniciativa para a realização do evento foi espetacular e que não pode parar por aí. Para ela, "foi um dia maravilhoso em que pôde ver apresentações lindas". 


Deborah levou sua representatividade como mulher surda medalhista de judô no campeonato Sul-Americano e primeira presidente mulher Surda da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos - CBDS. 


Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom/IFB
Foto: Ascom/IFB

Relacionados