Estudantes e professores do IFTM participam da Operação Lobo-Guará do Projeto Rondon

Equipe composta por estudantes e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM) está no município de Nova Roma, no estado de Goiás, desde 19 de janeiro, participando da Operação Lobo-Guará do Projeto Rondon, projeto de integração social coordenado pelo Ministério da Defesa.


Inicialmente prevista para ocorrer em julho de 2020, a operação foi adiada em decorrência da pandemia de covid-19, sendo reprogramada para o período de 19 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023.


O IFTM está presente com 10 rondonistas, sendo 8 estudantes dos campi Uberaba e Uberlândia, dos cursos de Agronomia, Zootecnia, Tecnologia de Alimentos e Licenciatura em Computação, e dois docentes, Thiago Tahan e Luciana Rodrigues, ambos do IFTM Campus Uberlândia.


Usando habilidades universitárias, a equipe, junto com estudantes universitários de diversas outras partes do país, está realizando atividades de extensão voltadas ao desenvolvimento sustentável de comunidades, ao fortalecimento da cidadania do estudante universitário, ao bem-estar social e à qualidade de vida em situações de vulnerabilidade social.


A Operação Lobo-Guará beneficiará 12 municípios dos estados de Goiás e Minas Gerais, além de regiões do Distrito Federal, envolvendo ações de 252 estudantes e docentes de instituições de ensino superior. As atividades abrangem diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, meio ambiente, cultura, direitos humanos, justiça, comunicação, trabalho, tecnologia e produção. De acordo com o secretário-geral do Ministério da Defesa, Luiz Henrique Pochyly da Costa, a pasta contribui, tradicionalmente, com políticas públicas que promovem a cidadania e a profissionalização de parcela da sociedade brasileira, com o objetivo de criar oportunidades de melhorias.


História


Criado em 1968, o Projeto Rondon é uma iniciativa interministerial, organizada pelo governo federal, em parceria com universidades de todo o país. Além de ser considerado o maior projeto de extensão do Brasil, também é responsável por contribuir com o desenvolvimento dos universitários participantes e das comunidades parceiras. O trabalho incentiva jovens estudantes a atuarem em comunidades, empregando soluções sustentáveis em prol da inclusão social, da redução de desigualdades e do fortalecimento da soberania nacional.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFTM