Estudantes do IFSC iniciam intercâmbio na Europa neste mês

Neste mês de setembro, 12 estudantes do IFSC embarcam para a Europa pelo Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie). Durante três meses, eles participarão de projetos de pesquisa em instituições de ensino da Espanha, da Finlândia e de Portugal. Os novos intercambistas são de cursos técnicos e de graduação dos câmpus Florianópolis, Florianópolis-Continente, Jaraguá do Sul-Centro, Joinville, São Miguel do Oeste e Urupema.


Colegas no curso de Engenharia Elétrica do Câmpus Joinville, Elias Anzini Junior e Flávia Bueno Baraldi fazem parte do grupo de intercambistas selecionados neste semestre pelo Propicie. Elias viajou na primeira semana de setembro para a Finlândia e Flávia embarcou na semana passada para a Espanha. 


Na Universidade de Deusto, na cidade espanhola de Bilbau, Flávia vai participar de um projeto de desenvolvimento de uma arquitetura para verificação de algoritmos avançados de controle. “No semestre passado, tive a oportunidade de cursar a disciplina de Sistemas de Controle, que também contribuiu para a minha escolha. Além disso, será utilizado o software LabVIEW para o processamento dos dados, que é tema de uma disciplina optativa ofertada pelo câmpus”, explica.


Já o colega de curso Elias participa de um projeto na área de análise de dados e aprendizado de máquina na Universidade de Ciências Aplicadas de Häme (Hamk), na cidade de Hämeenlinna. “Escolhi o projeto na Finlândia, principalmente, pela proposta que envolve a área da inteligência artificial e pelo idioma do projeto ser inglês. É uma excelente oportunidade realizar um projeto em uma universidade de renome como a Hamk”, conta o aluno de Engenharia Elétrica.


A aluna do curso superior de tecnologia em Gastronomia do Câmpus Florianópolis-Continente, Bruna Lazzari, também já está em Portugal, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), participando do projeto de pesquisa “Food systems that support transitions to healthy and sustainable diets (Feast)”. O objetivo deste trabalho é estudar a alimentação de populações vulneráveis e criar ferramentas e sugestões de políticas públicas para tornar a alimentação da população mais saudável e a produção de alimentos sustentável. “Estou bem animada em participar do projeto porque é uma área de estudo que sempre me interessei e é muito relacionado com o meu curso de Gastronomia no IFSC”, conta Bruna. 


Eduardo Flach Prevedello, aluno do curso técnico integrado ao Ensino Médio em Eletromecânica do Câmpus São Miguel do Oeste embarcou nesta semana para a Espanha, onde também participará de um projeto na Universidade de Deusto. “Vou colaborar num projeto de Modelagem Computacional de Técnicas de Manufatura Aditiva, provavelmente algo relacionado a simulação e cálculo em softwares”, conta.


Os três meses que ficará fora do Brasil são considerados como uma oportunidade única. “Me inscrevi no Propicie porque tive interesse na oportunidade de intercâmbio desde que entrei no IFSC. Acredito que uma experiência como essa é única e apesar de ser desafiadora, vai contribuir muito no conhecimento pessoal e profissional também”, acredita Eduardo.


Do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, a estudante do curso técnico integrado em Química Renata Digsasz de Araujo já integra a equipe de pesquisa de um projeto do Instituto Superior de Engenharia do Porto (Isep), no Instituto Politécnico do Porto (IPP), e retornará só em dezembro ao IFSC para continuar seus estudos. Para Renata, a pausa na formação do ensino médio técnico será compensada pela experiência no exterior. “Nunca viajei para fora do Brasil e nem morei fora de Santa Catarina. Mas o intercâmbio me possibilitará conhecer novos lugares e ter novas experiências, além de se tornar um diferencial no meu currículo”, diz. O projeto de pesquisa em que Renata está atuando estuda a exposição ocupacional de bombeiros a poluentes orgânicos atmosféricos por meio do uso de biomarcadores. 


Sobre o Propicie


O Programa de Cooperação Internacional para estudantes do IFSC (Propicie) é focado no apoio aos alunos do IFSC interessados na pesquisa científica e no desenvolvimento tecnológico no exterior. Por meio do programa, estudantes de cursos técnicos e de graduação participam de um projeto de pesquisa, por cerca de três meses, em uma instituição estrangeira, com ou sem apoio financeiro do IFSC.


Intercâmbio no IFSC


Além do Propicie, alunos de alguns cursos de engenharia do IFSC podem participar do Programa de Dupla Titulação. Eventualmente, também são oferecidos intercâmbios virtuais em que estudantes do IFSC podem cursar disciplinas on-line em instituições estrangeiras.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom IFSC (arla Algeri, Daniel Augustin Pereira, Liane Dani e Rafaela Menin)

Relacionados