Estudantes do IFPB Campus Cabedelo conquistaram o 1º lugar na etapa de João Pessoa do NASA International Space Apps Challenge, o maior hackathon global anual do mundo.
Formando a equipe Solar Punks, com 6 integrantes, 5 deles estudantes do IFPB – Campus Cabedelo. São eles: Bianca dos Santos Costa, Jhonattan Anderson de Jesus Rodrigues, Rebeca Oliveira Silva, Samuel Nícolas Albuquerque Fernandes e Talitha Dávila Lima Galdino, todos graduandos em Design Gráfico. Em sua terceira edição em João Pessoa, o evento aconteceu entre os dias 4 e 5 de outubro de 2025.
Para a estudante Talitha Dávila Lima Galdino, “participar do evento foi incrível, uma experiência que nos permitiu aplicar tudo o que aprendemos na faculdade. Foram dois dias intensos de produção, com muita dedicação de toda a equipe, e o resultado de todo esse trabalho foi muito gratificante. Conseguir ficar em 1º lugar e representar João Pessoa no evento global é algo que não imaginávamos, mas foi a melhor surpresa que poderíamos ter. Estamos todos muito felizes e orgulhosos do resultado”, afirmou.
De acordo com Dani Bezerra, líder do Hackathon da NASA - Agência Espacial Americana, em João Pessoa, o NASA Space Apps é um programa de inovação e engajamento público da Diretoria de Missões Científicas da NASA (Science Mission Directorate). O objetivo do NASA Space Apps é promover transparência, participação e colaboração global (juventude, mulheres, tecnologia, network), como parte da Iniciativa de Governo Aberto da NASA, compartilhando com o público dados abertos e disponíveis fornecidos pela NASA e por suas agências espaciais parceiras, e já acontece desde 2012.
Este evento de dois dias (quatro dias localmente) promove a inovação por meio da colaboração internacional, oferecendo aos participantes a oportunidade de utilizar os dados gratuitos e abertos da NASA e os dados espaciais das agências parceiras para solucionar problemas reais (exemplos), tanto na Terra quanto no espaço.
Durante o hackathon, participantes do NASA Space Apps Challenge em todo o mundo se reúnem em centenas de eventos locais presenciais, virtuais ou híbridos, para enfrentar desafios propostos por Especialistas de Assunto da NASA (SMEs). Esses desafios variam em complexidade e tema, podendo incluir desde a criação de visualizações artísticas com dados da NASA até a conceituação e desenvolvimento de aplicativos e programas de software informativos.
Na etapa de João Pessoa, foram submetidos 19 projetos. Desses, o primeiro e o segundo lugares premiados na cidade continuam na competição global representando João Pessoa. Agora a avaliação segue com o Global Team, ou seja, a organização global do Hackathon irá avaliar todos os projetos, definir quem continua na competição, eleger os 40 melhores em novembro e os 10 premiados globais em janeiro de 2026.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Gustavo Rodrigues/IFPB
Foto: Arquivo IFPB