Equipe Fórmula Cefast participa de competição internacional nos EUA

De 17 a 20 de maio, um grupo de vinte estudantes do CEFET-MG estará nos Estados Unidos representando a Instituição na competição internacional Formula SAE Michigan. Os alunos da equipe Fórmula Cefast participam do evento com o veículo ES-13, projetado e construído por eles, e que será avaliado em provas estáticas e dinâmicas. A equipe se classificou para a competição em Michigan após se tornar tricampeã nacional, em evento realizado em Piracicaba (SP), no último ano.


Os estudantes do CEFET-MG serão acompanhados pelos professores Cleidson Oliveira (Departamento de Engenharia de Materiais) e Marcelo de Araújo (Engenharia Mecânica). Para Cleidson, o ganho será enorme para a equipe. “A importância da participação de um aluno do CEFET-MG em um evento como esse é a oportunidade de vivenciar outra cultura, além de aprender sobre o desenvolvimento da engenharia em outros países”.


Esta não é a primeira vez que o Fórmula Cefast compete internacionalmente. A equipe do Núcleo de Engenharia Aplicado a Competições (com sede no campus Nova Gameleira) já esteve em Michigan em 2019 e 2022, além de participar do Formula SAE Lincoln em 2018, também nos Estados Unidos. Segundo Daniele Rodrigues, aluna de Engenharia Mecânica e gerente administrativa da equipe, para 2023, o Fórmula conseguiu implementar em seu veículo mudanças já bastante desejadas pelos alunos. “Há muitas mudanças na área de powertrain (motor e os periféricos)”, explica. Daniele também destaca a oportunidade de aprendizado que a competição representa, “por ver outras equipes e outros carros, aprimorar o inglês, receber feedbacks dos juízes, entre outros”.


Troca de conhecimentos


Antes da competição, o Fórmula Cefast fez uma parada na Grand Valley State University, para uma visita à equipe Lakers Racing, que também irá participar do evento. Para Daniele, uma oportunidade de troca de conhecimentos. “Poder conversar e discutir sobre os projetos, tanto do carro deles quanto do nosso, sempre traz muitas ideias e aprendizado”, afirma a estudante.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom CEFET-MG

Relacionados