A equipe Titãs da Robótica do Campus Colatina representará o Brasil na RoboCup, competição mundial de robótica, que acontece de 17 a 21 de julho, em Eindhoven, na Holanda. Em 2023, a equipe venceu pela primeira vez a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Com o resultado, o time de Colatina se tornou o representante do Brasil na competição mundial.
A equipe Titãs da Robótica é composta pelos estudantes Joel Hanerth, Bernardo Schmiedel Raymundo e Gabriel Macedo Liberato, com orientação do professor Julio Cesar Goldner Vendramini. Os alunos embarcaram na terça-feira (9) para a Holanda, juntamente com os professores Igor Carlos Pulini, Alextian Bartholomeu Liberato e Renan Osório Rios, que é o coordenador da equipe.
No torneio mundial, o time disputará a categoria RoboCup Rescue, que reúne equipes de pesquisadores capazes de desenvolver sistemas robóticos que permitem que equipes de emergência executem tarefas extremamente perigosas a partir de distâncias mais seguras.
“A equipe tem que construir um robô, que estará em um ambiente que simula uma cidade e tem que seguir uma área. Ele tem que ultrapassar os obstáculos e analisar o cenário para efetuar resgate e todas as operações com vítimas, com vida ou não.
Neste caso, a equipe construiu um robô de resgate autônomo capaz de resgatar vítimas em um ambiente de desastre passando por todos os perigos do caminho, sem intervenção humana”, explica o professor Renan Osório Rios.
RoboCup
A competição é anual e conta com um simpósio e as competições (RobocupSoccer, RobocupRescue e RobocupJunior), sendo cada competição composta por várias ligas.
A RoboCup 2024 reúne 300 equipes, representando 45 países. Mais informações sobre a competição: 2024.robocup.org
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Ascom Ifes
Foto: Arquivo Ifes