Alunos do IFSP levam 15 premiações na Olimpíada de Matemática dos IFs

Entre os premiados do Instituto Federal de São Paulo na OMIF (Olimpíada de Matemática das Instituições Federais) estão Leonardo Jaques Franco, que conquistou a medalha de ouro pelo segundo ano consecutivo, e Maria Júlia Akemi Kogure Monfredini Bessa, premiada pelo melhor desempenho feminino na prova. A segunda fase da Olimpíada foi realizada no Campus Cuiabá Bela Vista do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), entre os dias 24 e 26 de maio. 


Para Leonardo, o melhor de participar do evento é a possibilidade de trocar experiências com pessoas de diferentes partes do País. “Sobre a medalha, é muito gratificante conquistá-la, mas é apenas um bônus de tudo o que a OMIF proporciona. Espero que muitas outras pessoas possam ter essa experiência tão boa”, afirmou o concluinte do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio no Campus Capivari.  O professor Flávio Ferraresi, líder da missão de acompanhar os estudantes na Olimpíada, explicou que, além da prova, o evento proporciona aos alunos oficinas, palestras e apresentações de trabalhos, tornando o evento também um espaço formativo. 


A viagem até a capital mato-grossense foi feita de ônibus, e, portanto, muito longa; no entanto, proporcionou grande interação entre os participantes, relata o docente: “Foi muito bonito de ver a emoção dos alunos quando o nome de um deles era chamado na cerimônia de premiação. A participação nesta competição proporciona aos alunos uma experiência única de troca de vivências e saberes que farão parte da trajetória deles”.  

Maria Júlia, que está no 4° ano do curso Técnico em Automação Industrial integrado ao ensino médio, endossa a fala do professor Flávio. "Cada segundo da viagem valeu a pena, foi uma das melhores experiências da minha vida. Conhecemos um pouco da cultura e dos pontos turísticos de Cuiabá".


Única garota a receber a medalha de ouro, a aluna do IFSP espera inspirar outras meninas a se dedicarem às Exatas e ver, nas próximas edições, mais mulheres entre as medalhistas. Para Maria Júlia, o único momento triste da OMIF foi a despedida: "Choramos na hora de ir embora. A maior riqueza da OMIF foi a troca de experiências. Tenho certeza que vou levar amigos de lá pra vida inteira". A estudante fez questão de agradecer os amigos e servidores do Campus Sertãozinho. "Essa participação só foi possível graças a muitas pessoas, principalmente as professoras Patrícia e Lara", finalizou. 


Segundo o reitor do IFSP, Silmário Batista do Santos, esta é uma ação muito importante, que motiva os estudantes a se dedicarem à Matemática, independentemente de se classificarem ou não para a fase final. Silmário parabenizou todos os participantes, além da servidora Sharon Rigazzo Flores, que coordenou o apoio logístico da reitoria para participação do IFSP na OMIF. Saudou também os servidores que se dedicaram a orientar os estudantes, sobretudo os que acompanharam os estudantes na missão: Jeanna Souza Oliveira, Vera Lúcia Nogueira, Robson Piacente Alves e Antonio Raposo, além do líder Flávio.  


OMIF - A OMIF é um projeto de ensino, pesquisa e extensão que se caracteriza por ser uma olimpíada de matemática e um encontro de estudantes e docentes, com o objetivo de promover formação continuada, propagar a importância da Matemática, promover acessibilidade, servir como uma estratégia pedagógica e ser um evento itinerante. Ela é direcionada para estudantes e professores do ensino técnico integrado ao ensino médio das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal), bem como para estudantes e professores da educação básica da Rede Municipal e Estadual e das escolas privadas da região onde ocorre o encontro. 


Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Ascom/IFSP
Foto: Arquivo IFSP


Relacionados