Alunos do IFMA ganham premiação com o projeto Barreira Ecológica Sustentável (BES), em Timon

Os alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Dheysiana Hadasia e Igor Emanoel ganharam o 1° Lugar com o projeto Barreira Ecológica Sustentável (BES), que teve o objetivo de manter o rio Parnaíba limpo, coletando os lixos para evitar alagamentos. Os alunos criaram um equipamento com suporte eficiente para a captação de resíduos sólidos em galerias, a partir da utilização de garrafas pets, abraçadeiras, tela para filtragem de resíduos e barbante, para contribuir com ações paralelas ao tratamento do esgoto.


A ideia dos alunos do IFMA foi vencedora do projeto Jovens Pioneiros, desenvolvido pela empresa Águas de Timon, para estimular a inovação voltada para a sustentabilidade. A companhia já possui uma parceria de longa data com o Instituto, e durante o ano recebe alunos, acompanhados por professores, para visitas técnicas.


Para a aluna do IFMA, Dheysiana Hadasia, “o projeto Pioneiros me fez adquirir ainda mais conhecimento sobre o saneamento básico, incluindo também o curso técnico que cursei no IFMA que me ajudou ainda mais, ter o zelo maior sobre o meio ambiente. Sou grata por toda a acessibilidade que a empresa favoreceu a mim e a minha dupla. Participar de cada detalhe foi bastante gratificante” – destacou a aluna.


O projeto Jovens Pioneiros está na sua quinta edição, em Timon, com o apoio da Aegea, holding em que a Águas de Timon também faz parte. Nesta edição, contou com a participação de 15 jovens timonenses de escolas públicas, que ao longo de 4 meses vivenciaram uma imersão na concessionária, conhecendo todas as áreas e fazendo visitas técnicas aos equipamentos operacionais da empresa.


Segundo o aluno do IFMA, Igor Emanoel, “participar desse projeto foi a melhor escolha que fiz, pois aprendi como que funcionava várias partes da empresa AEGEA, e como ela se comportava na sociedade” – ressaltou o aluno.


Os representantes do IFMA no projeto foram os alunos: Miguel Diogo Sousa Aguiar; Sammya Letícia Santos Moura; Igor Emanoel Aragão Soares; Ozael Felipe Lima Costa; Graciele Luise Machado Oliveira; Dheysiana Hadasia de Araújo Matos; Hellen Vitoria dos Santos; Felipe Daniel Santos de Araujo e Lucas Gabriel da Silva Nascimento.


E os representantes do IFMA, marcaram presença no lugar mais alto da competição com o 1° lugar Dheysiana Hadasia de Araújo Matos (IFMA) e Igor Emanoel Aragão Soares (IFMA); no 2° lugar Miguel Diogo Sousa Aguiar (IFMA), juntamente com sua dupla, o representante do colégio Padre Cícero, e para fechar a premiação, no 3° lugar Lucas Gabriel da Silva Nascimento (IFMA).


Já para o professor, André Salles, “a premiação é a coroação de um trabalho que os alunos desenvolveram muito bem, eles foram os principais idealizadores e construtores do projeto. Como professor eu fico feliz pelo prêmio em um trabalho em que eles puderam aplicar um pouco dos conhecimentos teóricos e práticos que estudam no dia a dia, especialmente em projeto que envolve temas atuais, importantes e necessários, como saneamento e sustentabilidade. O IFMA participou dando suporte na elaboração e construção do projeto, mas os alunos são os protagonistas. Desejo a eles boa sorte na etapa nacional que tragam mais esse prêmio para Timon” – constatou o professor.


Além da imersão no dia a dia da concessionária, os estudantes receberam a tutoria de colaboradores da empresa e foram desafiados a criar uma solução inovadora que envolvesse saneamento e sustentabilidade, a fim de resolver um problema dentro de sua comunidade. Os jovens vencedores do projeto na Águas de Timon participarão em fevereiro deste ano da etapa nacional do projeto Jovens Pioneiros, em evento organizado pela Aegea, na cidade de São Paulo.


O diretor-geral do Campus Timon, Rommel de Sousa Neves, externou a sua satisfação, “parabéns a todos que formam o IFMA, que forma profissionais e cidadãos com uma base sólida e interdisciplinar, alinhada à realidade e às demandas da sociedade, que possui uma infraestrutura adequada para atender nossos alunos e ajudá-los a alcançar e realizar seus sonhos” – concluiu o diretor.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Rafael Marques/IFMA

Foto: Arthur Martins/IFMA

Relacionados