O Programa Sabará, projeto de extensão do IFMG - Campus Sabará, recebeu recentemente duas premiações da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) - edição 2023 por meio de suas alunas. Sarah Grandi, aluna do Programa no último ano, recebeu medalha de honra ao mérito nacional. Já a estudante Maria Eduarda Paizante obteve medalha de bronze nacional, além do certificado de mérito estadual, ou seja, sua nota está entre as 10% melhores notas do estado de Minas Gerais.
As duas medalhistas residem e estudam em Sabará. Aluna do 8° ano do Colégio Augustus, Maria Eduarda (à esquerda) tem 13 anos e diz que ficou realmente surpresa com a medalha, pois considerava que não tinha afinidade com a robótica. "Achei a prova com um nível de dificuldade médio, mesmo não tendo tanto conhecimento da área. Mas o resultado foi muito gratificante e fiquei muito feliz", conta.
Cerca de 100 alunos do projeto fizeram a prova da modalidade teórica da OBR 2023, nas categorias de 6º e 7º ano e de 8º e 9º ano. Para o coordenador, prof. Carlos Alexandre, a edição 2023 do Programa Sabará foi um marco significativo, envolvendo mais de 30 pessoas, incluindo professores, técnicos administrativos e alunos dos cursos técnicos e superiores em Informática, Engenharia e Administração do Campus. "O projeto fortaleceu a relação da comunidade com o instituto, atraindo mais de 400 alunos e familiares ao campus semanalmente, ampliou a divulgação dos cursos do IFMG, proporcionou bolsas de estudo, aquisição de novos equipamentos, parcerias com órgãos estaduais e municipais, além de obter resultados consideráveis em competições nacionais", comemora.
A convite do Ministério da Educação, o professor Carlos Alexandre irá apresentar a iniciativa nas experiências exitosas do "Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica", entre os dias 7 e 9 de maio, em Brasília. Idealizado para levar o ensino de programação, pensamento computacional e robótica para alunos da educação básica do município, o Programa Sabará atendeu, no ano que passou, 27 escolas de Sabará e Belo Horizonte, sendo 22 escolas públicas e cinco privadas, totalizando 470 alunos.
Diretoria de Comunicação do Conif
Texto: Ascom/IFMG
Foto: Ascom/IFMG