Aluna de Gestão em Turismo representará o IFS em evento de mobilidade internacional

Entre os dias 19 e 30 de setembro, Erica dos Santos Oliveira, aluna do curso de graduação em Gestão em Turismo, representará o Instituto Federal de Sergipe (IFS) na etapa presencial do Projeto Lapassion em Rede, a ser realizado na cidade de Itumbiara, no estado de Goiás. Trata-se da primeira de três etapas de um conjunto de ações para mobilidade acadêmica de curta duração com participação de estudantes de todo o Brasil e de Portugal.


Erica dos Santos foi selecionada por meio de edital de mobilidade publicado pela Assessoria de Relações Internacionais do IFS e, para custear sua participação, receberá uma bolsa no valor de R$ 10 mil. Para ela, trata-se de uma oportunidade única e muito significativa. “Do ponto de vista profissional, será um momento relevante, pois estarei em contato com novas culturas e experiências. Pessoalmente, significa muito diante de minhas origens: sou de Capela, filha de uma dona de casa e um cortador de cana, e nunca tinha sequer saído do estado. Ao confiar na educação, estou entrando em contato com um novo mundo que até então não estava ao meu alcance”, comemora a graduanda em Gestão em Turismo.


Entre os dias 19 e 30 de setembro, Erica dos Santos Oliveira, aluna do curso de graduação em Gestão em Turismo, representará o Instituto Federal de Sergipe (IFS) na etapa presencial do Projeto Lapassion em Rede, a ser realizado na cidade de Itumbiara, no estado de Goiás. Trata-se da primeira de três etapas de um conjunto de ações para mobilidade acadêmica de curta duração com participação de estudantes de todo o Brasil e de Portugal.


Erica dos Santos foi selecionada por meio de edital de mobilidade publicado pela Assessoria de Relações Internacionais do IFS e, para custear sua participação, receberá uma bolsa no valor de R$ 10 mil. Para ela, trata-se de uma oportunidade única e muito significativa. “Do ponto de vista profissional, será um momento relevante, pois estarei em contato com novas culturas e experiências. Pessoalmente, significa muito diante de minhas origens: sou de Capela, filha de uma dona de casa e um cortador de cana, e nunca tinha sequer saído do estado. Ao confiar na educação, estou entrando em contato com um novo mundo que até então não estava ao meu alcance”, comemora a graduanda em Gestão em Turismo. 


Aos demais alunos do IFS que desejam participar de projetos assim, Erica indica aproveitar todas as oportunidades que a instituição possa oferecer. “Participem de projetos de pesquisa, eventos, publicação de artigos, editais e todos os programas que puderem. O IFS oferece uma formação para além de nossos cursos que enriquecem a carreira e nos proporcionam experiências únicas”, ressalta Erica.


Ao parabenizar a estudante, a reitora do IFS, Ruth Sales Gama de Andrade, destacou que a instituição está à disposição para auxiliá-la durante a participação no projeto e ressaltou a importância de ter contato de todas as oportunidades que lhe são disponibilizadas. “Seja bem vinda ao mundo”, destacou a reitora.


Lapassion em Rede


Práticas Latino-Americanas e Soft Skills para uma Rede Orientada para a Inovação (Lapassion em Rede) é um projeto do programa Erasmus+ que envolve parceiros de Portugal, Finlândia, Espanha, Brasil, Uruguai e Chile. O consórcio Lapassion tem como motivação criar uma solução única para abordar diferentes problemas que afetam a juventude nas IES, ajudando os estudantes a obter uma melhor formação em termos de inovação, habilidades técnicas e internacionalização.


Além da primeira etapa que ocorre no final de setembro, a graduanda em Gestão em Turismo participará ainda de mais duas fases do projeto, sendo a segunda virtual e a terceira presencial. De acordo com Frederico Chaves Sampaio Junior, assessor de Relações Internacionais do IFS, os participantes do Lapassion serão desafiados em atividades de desenvolvimento de líderes e de habilidades em inovação.


Para os alunos que desejam participar dos próximos editais de internacionalização, o assessor de Relações Internacionais indica que sejam proativos em seus cursos. “Participem de organização de eventos, monitorias, publicações, cursos livres. São experiências que contam pontos no currírulo e te deixam à frente nas seleções de programas de internacionalização”, finaliza.


Assessoria de Comunicação do Conif

Texto: Adrine Cabral/Ascom IFS

Foto: Arquivo