Abertas as inscrições para o Encontro Nacional de Educação STEAM

Estarão abertas, de 19 de fevereiro a 22 de abril, as inscrições para o Encontro Nacional de Educação STEAM, a ser realizado presencialmente entre os dias 23 e 27 de setembro, na Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. O objetivo do evento é ampliar a rede de professores e gestores de educação que atuam de forma integrada em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM), disseminando esse modelo inovador de ensino nas redes públicas de educação básica e técnica do país.


Do conceito à prática – “No encontro presencial, os participantes farão uma imersão na aprendizagem STEAM, aprendendo ferramentas digitais e metodologias inovadoras de ensino. Isso inclui técnicas de aprendizagem criativa e Maker, abordagens investigativas e interdisciplinares, de iniciação à pesquisa científica e tecnológica, e de empreendedorismo”, explica a coordenadora científica da iniciativa, a professora Roseli de Deus Lopes, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP). “Eles também aprenderão a fazer o planejamento estratégico de políticas e ações de aprendizagem STEAM. Isso possibilitará que repliquem estas práticas em seus estados”, acrescenta.


Para tanto, serão realizadas oficinas e ministradas palestras com líderes educacionais e de empreendedorismo do Brasil e do Estados Unidos; discussões em grupo; construções coletivas e dinâmicas utilizando técnicas de Design Thinking. Ao final, os participantes irão elaborar uma proposta de planejamento estratégico para ser implementada em seus respectivos estados. 


Todos os participantes terão acesso à Rede STEAM TechCamp BRASIL para a troca de experiências e suporte à distância com especialistas. Também poderão concorrer a recursos sementes para implantação de seus planos por meio do edital ‘Small Grants’, que selecionará as melhores propostas.


A iniciativa amplia e dá sequência ao programa STEAM TechCamp Brasil, realizado há cinco anos, e que já beneficiou mais de 43 mil professores e 157 mil alunos de todo o país. Esta edição é organizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), com o patrocínio master da Embaixada dos EUA no Brasil, e patrocínio do Instituto 3M e da Fundação Siemens Brasil. A iniciativa conta ainda, com o apoio institucional do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do Conselho Nacional de Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), e da Poli-USP.    

 

“O ensino e aprendizagem STEAM tem um grande poder transformador sobre a comunidade escolar, pois possibilita que o conhecimento seja trabalhado de forma interdisciplinar, por meio da investigação e da reflexão, de forma ativa, prática e criativa”, destaca a professora Roseli de Deus Lopes.


Inscrições e seleção


Podem se inscrever gestores de Secretarias Estaduais de Educação, envolvidos na elaboração e implementação de políticas ou programas relacionados ao ensino de Ciências no Ensino Fundamental ou Médio, recomendados por sua respectiva Secretaria de Educação; professores do Ensino Fundamental II ou Médio, de escolas públicas de redes estaduais; e professores de Ensino Médio de Escolas Técnicas e Institutos Federais. 


Serão selecionados 250 participantes, sendo que 60 receberão bolsas para custear despesas      com passagem aérea, hospedagem e alimentação. Os nomes dos selecionados – tanto para o evento como para as bolsas – serão anunciados no site do evento no dia 17 de junho. 


Informações completas sobre as inscrições, os critérios de seleção e a programação estão disponíveis neste site: https://encontrosteam.febrace.org.br/v2024/


Sobre o LSI-TEC


A associação do LSI-TEC é uma Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT), que atua no desenvolvimento de tecnologia avançada para levar soluções inovadoras à sociedade, a partir de parcerias com instituições do setor público e privado. Dirigida por professores da Universidade de São Paulo e com projetos em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP, o LSI-TEC conta com uma equipe altamente qualificada e multidisciplinar. Suas atividades são baseadas em três princípios: excelência, inovação e empreendedorismo. www.lsitec.org.br

Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Acadêmica Agência de Comunicação

Relacionados