Instituto Federal do Amazonas

IFAM

Histórico

Os Institutos surgiram com uma proposta de expansão do ensino técnico e tecnológico, incluindo programas de formação e qualificação de trabalhadores, licenciaturas e cursos de pós-graduação lato e stricto sensu. O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) foi criado a partir da sanção do Decreto Lei Nº 11.892, em 29 de dezembro de 2008.


Num processo que está em constante alteração, o IFAM já conta com 15 Campi, sendo três em Manaus (Manaus Centro, Manaus Distrito Industrial e Manaus Zona Leste), Coari, Lábrea, Maués, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga, Humaitá, Eirunepé, Itacoatiara e Tefé proporcionando um ensino profissional de qualidade a todas as regiões do Amazonas. É o IFAM proporcionando a Educação Profissional de qualidade com cursos da Educação Básica até o Ensino Superior de Graduação e Pós-Graduação Lato e Stricto Sensu, servindo a sociedade amazonense e brasileira.


Atualmente, o IFAM está estabelecido em 23 municípios, sendo três deles, polos de Educação a Distância em Roraima. A Instituição soma mais de 25 mil matrículas, segundo a Plataforma Nilo Peçanha, distribuídos em 162 cursos técnicos presenciais, 68 cursos em EAD, 15 tecnólogos, sete Licenciaturas, cinco Bacharelados, duas especializações Lata Sensu e três Mestrados Profissionais. Além disso, contamos com 1.967 servidores em todo o Estado.


Reitor

Jaime Cavalcante - Professor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) há mais 20 anos, Jaime Cavalcante Alves é egresso da antiga Escola Agrotécnica do Amazonas. É mestre em Educação Agrícola e graduado em licenciatura plena em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 

Eixos Tecnológicos

  • Gestão e Negócios
  • Informação e Comunicação 
  • Recursos Naturais
  • Controle e Processos Industriais

Linhas de Pesquisa

  • Linguagem, Arte, Comunicação e Ciência
  • Ensino de Línguas Adicionais mediado pelas Tecnologias Digitais  

Contato

Instituto Federal do Amazonas (Ifam)

Av. Ferreira Pena, 1109 – Centro. Manaus, AM. CEP 69025-010
 (92) 3306-0003
 gabinete@ifam.edu.br​
 ifam.edu.br

Notícias