PartiuIF abre oportunidades para o acesso de estudantes da rede pública à Rede Federal

O IFRJ realizou uma reunião do Colégio de Dirigentes no dia 6 de janeiro que teve como destaque a adesão do Instituto ao Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para o acesso de estudantes da rede pública de ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – PartiuIF (instituído através da Portaria 1.169, de 2 de dezembro de 2024).


O Programa tem a finalidade de oferecer aulas e atividades voltadas para a recuperação de aprendizagens de estudantes do nono ano do Ensino Fundamental matriculados em escolas públicas, e recompor as habilidades e competências necessárias para melhorar as oportunidades educacionais de acessar e permanecer no Ensino Médio da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.


O PartiuIF será executado em colaboração pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação e por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica habilitadas.


A ideia é promover o enfretamento das desigualdades sociais e étnico raciais e dar prioridade aos estudantes em maior situação de vulnerabilidade. Haverá desenvolvimento de conteúdos alinhados com o processo seletivo das instituições, com aulas e atividades específicas para fortalecer as bases necessárias para a recuperação de aprendizagem do 9º ano do ensino fundamental e o ingresso e permanência nos cursos técnicos articulados ao ensino Médio da Rede Federal. 


O Programa deve ser implementado em 637 campi - todos os campi IFs, CEFETs e Colégio Pedro II. Haverá uma turma por campus, 40 estudantes por turma, com acompanhamento biopsicossocial e auxílio permanência para estudantes ao longo de 8 meses.

A previsão é a de que os cursos tenham 320 horas, e devam ocorrer na modalidade presencial. No período de abril de 2025 até novembro 2025, com intervalo do mês de recesso escolar.


Ana Luísa Soares, pró-reitora de Extensão do IFRJ diz que dentro da PROEX, o programa será executado pela CGPP - Coord Geral de Programas e Projetos, ligada a Diproext. A pró-reitora falou sobre a importância dessa iniciativa do Governo Federal.


“Garantir que os estudantes das redes municipais de ensino estejam preparados para acessar o nosso Instituto e tudo o que temos a oferecer é uma forma estruturante, na qual a gente contribui diretamente com os territórios onde estamos inseridos. É um grande orgulho para a PROEX, estar à frente da execução de programa tão potente e fundamental para a educação brasileira”, explicou.


A pró-reitora explica que haverá no mínimo 15 turmas de 40 estudantes cada, mas ainda está em discussão se elas acontecerão em todos os campi, ou se algum campus receberá mais de uma turma.

Diretoria de Comunicação do Conif

Texto: Jorge Moraes/IFRJ

Foto: Arquivo IFRJ

Relacionados